O que o brasileiro pensa?
04 de setembro de 2019, 17h21

#Dia7EuVouDePreto: Fala de Bolsonaro ressuscita caras-pintadas

Hashtag é uma resposta ao pedido do presidente para que as pessoas usem verde e amarelo no próximo sábado (7), tal como fez Collor em 1992

Caras-pintadas em 1992 (Reprodução)

O passado está cada vez mais presente no Brasil. Além de exaltar a ditadura militar e tudo de pior que existiu nos anos de chumbo, Jair Bolsonaro agora flerta com outra período histórico do país. Ao clamar aos brasileiros para saírem às ruas no próximo sábado (7) vestindo verde e amarelo, o presidente repete o gesto de Fernando Collor de Mello. Assim como o atual chefe do Executivo, Collor também estava com índices baixos de popularidade na época e acabou vendo o seu apelo tonar-se uma grande onda de oposição.

Em 1992, em reposta ao presidente, jovens de todo o Brasil saíram as ruas vestindo preto e com as caras pintadas com as cores da bandeira nacional. É esse gesto que a União Nacional do Estudantes (UNE) e outros movimentos estão querendo reviver.

Diferentemente de 27 anos atrás, as redes sociais amplificam essa mobilização popular. Com isso a hashtag #Dia7EuVoudePreto alcançou o primeiro lugar dos assuntos mais comentados no Twitter nesta quarta-feira (4).

A UNE lançou uma campanha intitulada de “Caras-Pintadas Voltarão” e diversas personalidades aderiram à campanha utilizando a hashtag.

 

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum