Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
29 de dezembro de 2019, 09h39

Dilma: Legado de Nilcea é exemplo de resistência ao autoritarismo, à misoginia e à exclusão social

“Ela foi uma das líderes feministas mais destacadas da nossa história”, disse ainda a ex-presidenta

Foto: Montagem/Reprodução

A ex-presidenta Dilma Rousseff lamentou, através de sua conta do twitter, neste domingo (29), a morte de Nilcea Freire, ex-ministra de Políticas para as Mulheres do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Para ela, a vida de Nilcea “servirá sempre de exemplo e estímulo a que continuemos trilhando o caminho da resistência ao autoritarismo, à misoginia e à exclusão social”.

Dilma afirmou ainda que “a morte de Nilcea Freire é uma enorme perda para o Brasil, sobretudo para as mulheres brasileiras. Ela foi uma das líderes feministas mais destacadas da nossa história, participando das lutas em defesa dos direitos das mulheres, do povo e pela Educação”.

Dilma recorda que, como reitora da UERJ, Nilcea “foi pioneira nacional na adoção de cotas de acesso para negros e egressos de escolas públicas. Como Ministra das Mulheres do presidente Lula, conduziu a criação da lei Maria da Penha, do ‘Ligue 180’ e do Pacto Nacional de Enfrentamento a Violência”.

Ao final, a ex-presidente diz que “Nilcea foi uma brava lutadora. Deixa grande lacuna em todas as lutas populares e do feminismo brasileiro. Fará enorme falta, mas sua vida servirá sempre de exemplo e estímulo a que continuemos trilhando o caminho da resistência ao autoritarismo, à misoginia e à exclusão social”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum