O que o brasileiro pensa?
03 de outubro de 2018, 08h48

Diretora do Ibope diz que um terço dos eleitores ainda estão indecisos

Ela diz ainda que a possibilidade de vitória de Bolsonaro no primeiro turno existe, mas é muito pequena

Márcia Cavallari. Foto: Reprodução YouTube

A diretora executiva do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari, afirma em entrevista ao Estadão, publicada nesta quarta-feira (3), que um terço dos eleitores ainda estão indecisos. Ela diz ainda que a possibilidade de vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno existe, mas é muito pequena, pois ele não tem tirado votos dos outros candidatos, mas sim dos indecisos.

“Essa possibilidade existe. Mas é uma probabilidade muito pequena. Bolsonaro tem 38% de votos válidos, segundo nossa pesquisa mais recente. Ele teria de crescer 12 pontos porcentuais até o dia da eleição, já que precisaria de 50% mais um. E não estamos vendo movimentação, pelo menos até a pesquisa de segunda-feira, de perda de votos dos demais candidatos. Isso reduz o espaço para crescer 12 pontos nessa semana. Se outros candidatos estivessem em curva descendente, o Ciro, o Alckmin, o próprio Haddad… Mas não é o que estamos vendo. Ciro está estável com 11% há muito tempo, Alckmin oscila em torno de 8% há muito tempo.”

Sobre os indecisos, brancos e nulos, Cavallari lembra que na pesquisa espontânea, ainda há um terço dos eleitores que não cita nenhum nome. “Há 19% de indecisos e mais 14% que votam branco e nulo. Esses 33%, ao longo dessa última semana, podem tomar decisões diferenciadas, o que deixa a eleição ainda aberta”, disse.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum