Fórumcast, o podcast da Fórum
03 de outubro de 2018, 08h48

Diretora do Ibope diz que um terço dos eleitores ainda estão indecisos

Ela diz ainda que a possibilidade de vitória de Bolsonaro no primeiro turno existe, mas é muito pequena

Márcia Cavallari. Foto: Reprodução YouTube

A diretora executiva do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari, afirma em entrevista ao Estadão, publicada nesta quarta-feira (3), que um terço dos eleitores ainda estão indecisos. Ela diz ainda que a possibilidade de vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno existe, mas é muito pequena, pois ele não tem tirado votos dos outros candidatos, mas sim dos indecisos.

“Essa possibilidade existe. Mas é uma probabilidade muito pequena. Bolsonaro tem 38% de votos válidos, segundo nossa pesquisa mais recente. Ele teria de crescer 12 pontos porcentuais até o dia da eleição, já que precisaria de 50% mais um. E não estamos vendo movimentação, pelo menos até a pesquisa de segunda-feira, de perda de votos dos demais candidatos. Isso reduz o espaço para crescer 12 pontos nessa semana. Se outros candidatos estivessem em curva descendente, o Ciro, o Alckmin, o próprio Haddad… Mas não é o que estamos vendo. Ciro está estável com 11% há muito tempo, Alckmin oscila em torno de 8% há muito tempo.”

Sobre os indecisos, brancos e nulos, Cavallari lembra que na pesquisa espontânea, ainda há um terço dos eleitores que não cita nenhum nome. “Há 19% de indecisos e mais 14% que votam branco e nulo. Esses 33%, ao longo dessa última semana, podem tomar decisões diferenciadas, o que deixa a eleição ainda aberta”, disse.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum