Disparou: Lula abre 25 pontos à frente de Bolsonaro em simulação de segundo turno

Levantamento PoderData aponta que Lula, em um eventual segundo turno na eleição de 2022, teria 55% dos votos, contra 30% do atual presidente

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento do PoderData divulgado nesta quarta-feira (1) aponta que o ex-presidente Lula (PT) ganhou ainda mais fôlego na corrida eleitoral e aparece com a maior vantagem sobre Jair Bolsonaro de toda a série histórica da plataforma de pesquisas em simulação de segundo turno.

Segundo o estudo, se o segundo turno da eleição à presidência fosse hoje, o petista somaria 55% dos votos. Isso representa um crescimento de 3 pontos percentuais com relação ao último levantamento, realizado no início de agosto.

Já Bolsonaro foi no caminho contrário. Tinha índice de 32% na pesquisa anterior e agora aparece com 30%. Com as oscilações, a diferença agora entre o ex-presidente e o atual é de 25 pontos percentuais.

Além de mostrar que Lula venceria todos os outros potenciais candidatos à presidência em um segundo turno na próxima eleição, a pesquisa aponta ainda que o petista é o que venceria Bolsonaro com mais facilidade.

Em um segundo turno entre o atual presidente e João Doria (PSDB), por exemplo, o governador de São Paulo venceria, segundo o levantamento, com 39% dos votos, contra 32% de Bolsonaro. Ou seja, uma diferença de apenas 7 pontos.

Situação parecida aconteceria, conforme a pesquisa, em um segundo turno entre Ciro Gomes (PDT) e o atual titular do Palácio do Planalto. O pedetista venceria Bolsonaro por 41% a 37%.

Já se o oponente do atual presidente no segundo turno fosse José Luiz Datena (PSL), a disputa seria ainda mais apertada: o apresentador venceria por 33% a 32% - apenas 1 ponto a mais que o chefe do Executivo.

A pesquisa PoderData contou com 2.500 entrevistas feitas por todo o país entre os dias 31 de agosto e 1 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.