"Disseminação da Cloroquina foi acordo entre Bolsonaro e Prevent", diz Randolfe

Diretor da Prevent, Pedro Batista Júnior faltou a depoimento na CPI da Covid alegando que foi avisado com menos de 48 horas de antecedência. Rede é acusada de ocultar mortes em estudo sobre uso de cloroquina no tratamento da Covid-19

Jair Bolsonaro faz propaganda da Cloroquina (Reprodução)Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

Vice-presidente da CPI do Genocídio, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou nesta quinta-feira (15) que a rede Prevent Sênior agiu em conluio com Jair Bolsonaro (Sem partido) para disseminação do uso de cloroquina para o chamado tratamento precoce da Covid-19.

Leia também: Prevent Sênior ocultou mortes em estudo manipulado sobre cloroquina

"O documento informa que a disseminação da cloroquina e outras medicações foi resultado de um acordo entre o governo Bolsonaro e a Prevent. Segundo o dossiê, o estudo foi um desdobramento do acordo. Ouvir a Prevent continuará em nossa agenda", tuitou Rodrigues.

https://twitter.com/randolfeap/status/1438489321452056580

Diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Júnior estava convocado para prestar depoimento nesta quinta-feira, mas não compareceu.

Em nota, a Prevent Senior disse que o departamento jurídico recebeu e-mail da CPI com a intimação para o depoimento de Batista no fim da tarde desta quarta (15) e que não haveria tempo hábil para comparecer à comissão.

"Isso porque, de acordo com o artigo 218 (parágrafo segundo) do Código de Processo Civil, o prazo mínimo para atender a uma convocação desta natureza é de 48 horas", afirmou a empresa na nota.

Prevent ocultou mortes em estudo com cloroquina

Informações divulgadas nesta quinta-feira (16) pela GloboNews revelam que a Prevent Sênior ocultou mortes de pacientes com e sem o diagnóstico de Covid-19 que participaram de estudos sem base científica feitos para apontar uma suposta eficácia dos remédios do “kit covid”, como a hidroxicloroquina e a azitromicina.

O estudo recebeu o apoio do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), um dos maiores defensores do uso de cloroquina, e foi utilizado para apoiar as teses dos bolsonaristas de que o “kit covid” salvou vidas durante a pandemia.

A denúncia foi feita por um médico da Prevent Sênior que era próximo dos diretores da empresa. A reportagem da GloboNews mostra que houve manipulação nos resultados do teste para comprovar uma falsa eficácia da cloroquina contra a Covid-19.