Dólar pode alcançar R$ 5,00, segundo relatório do Citibank

Analistas do banco estadunidense apostam na intervenção de Paulo Guedes, queimando as reservas cambiais brasileiras para segurar o preço do dólar. Mesmo assim, desvalorização do real deve se acentuar

Paulo Guedes durante evento nos EUA (Arquivo)
Escrito en POLÍTICA el

Um relatório assinado por três analistas financeiros do Citi - nova nomenclatura do Citibank, que em 2010 chegou ao posto de maior holding bancário nos EUA e na crise de 2018 teve que ser socorrido pelo governo estadunidense -, divulgado nesta sexta-feita (15) afirma que a tendência de queda do Real diante do dólar ainda não terminou e que a moeda estrangeira pode chegar aos R$ 5 em breve.

Acumulando desvalorização de 6,7% somente neste ano, o real deve ser afetado por fatores externo e internos que vão acentuar essa queda, dizem Kenneth Lam, Andrea Kigel e Dirk Willer, que assinam o documento.

Segundo o relatório, há dúvidas quanto à recuperação econômica da Argentina, quarto principal parceiro comercial do Brasil, o que pode prejudicar os números de transações correntes.

O Citi também considera que o Brasil deve sofrer, no curto prazo, impactos adversos de fraqueza na China, que lida com o surto do coronavírus, particularmente em relação às exportações de minério de ferro.

"Em resumo, é improvável que a tendência para o real mais fraco termine, dados os vários fatores negativos listados acima. Dito isto, no horizonte de um mês, acreditamos que a intervenção [do BC] deve funcionar. Portanto, estamos inclinados a uma posição tática comprada em real", dizem os analistas, apostando na queima das reservas cambiais por Paulo Guedes.