Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
05 de fevereiro de 2020, 15h27

Doria acusou falsamente mulher grávida que foi agredida por PM

O governador até tentou se retratar, mas persistiu na criminalização da vítima que estaria apenas filmando ação policial

Foto: Gilberto Marques/Governo de São Paulo

Recorrendo ao julgamento do senso comum, o governador de São Paulo, João Doria, disse na noite de terça-feira (4) que a mulher grávida que foi espancada por policial militar estava sendo “resistindo a prisão por tráfico de drogas”. Após ser criticado nas redes sociais, ele se retratou, mas seguiu relacionando ela ao tráfico.

“Recomendei o imediato afastamento do policial militar flagrado durante abordagem a uma mulher grávida em São José do Rio Preto. Apesar dela ter resistido a prisão por tráfico de drogas, existe protoloco a ser cumprido e as imagens indicam conduta totalmente inadequada do policial”, tuitou o governador.

“Faço uma correção aqui: a mulher que aparece em vídeo hoje não é acusada de tráfico de drogas, ele estava envolvida em uma ocorrência de tráfico de drogas e resistiu à prisão. O inquérito policial segue”, disse em seguida. A postagem com a acusação teve 109 retuítes e 1,6 mil curtidas, enquanto a retratação teve apenas 17 retuítes e 349 curtidas.

A mulher estaria sendo agredida porque, enquanto os PMs abordavam um suspeito de traficar drogas, desconfiaram que ela estava filmando. A agressão viralizou nas redes sociais e mostra um oficial dando um tapa no rosto da vítima, pressionando a barriga dela com o joelho e a enforcando.

A Secretaria de Segurança Pública emitiu uma nota comunicando o afastamento do PM. A ocorrência aconteceu em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum