Doria cobra que Congresso reaja contra Bolsonaro e fala em genocídio

O governador de São Paulo criticou a postura do presidente diante da situação de Manaus

Foto: Governo de São Paulo
Escrito en POLÍTICA el

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez um duro discurso contra o presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (15) em razão da postura do mandatário diante da crise humanitária que vive Manaus, que sofrem com falta de oxigênio nos hospitais desde a quinta-feira (14).

"Está na hora de termos uma reação a isso. Da sociedade civil, dos brasileiros, da população do Brasil, da imprensa, do Congresso Nacional de quem puder ajudar. Ou vamos assistir a isso? Ou vamos assistir a isso por meses e achar que é isso normal, que faz parte e que a ideologia do negacionismo é aceitável?", afirmou o governador.

Para Doria, o negacionismo domina o país no governo federal. "Um mar de fracasso, colocando como vítimas milhares de brasileiros que perderam a sua vida e outros milhares que podem perder", completou.

O governador comentava sobre a declaração dada pelo presidente na manhã desta sexta-feira, quando afirmou que o governo fez a parte dele em Manaus e que o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, "providenciou oxigênio".

"Li uma manifestação do presidente Jair Bolsonaro dizendo 'fiz tudo o que estava ao meu alcance, o problema agora é do estado do Amazonas e da Prefeitura de Manaus'. Inacreditável. Inacreditável. Em outro país isso talvez fosse classificado como genocídio. É um abandono aos brasileiros", disse ainda Doria.

O coro pelo impeachment do presidente ganhou mais força após as cenas dramáticas vistas em Manaus e a resposta do Governo Federal.