Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
21 de agosto de 2019, 20h25

Doria é derrotado e Aécio continua no PSDB

O governador de São Paulo foi um dos principais articuladores do pedido de expulsão, rejeitado pela Executiva do PSDB

Aécio Neves e João Dória. (Foto: Wikipedia)

O pedido de expulsão do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) foi arquivado pela executiva nacional do partido nesta quarta-feira (21) por 33 votos a 4, com uma abstenção. O governador de São Paulo, João Doria, era um dos principais defensores da saída de Aécio e articulou o pedido através dos diretórios municipal e estadual de São Paulo, além do PSDB do Rio Grande do Sul.

Doria e seus aliados argumentavam que o mineiro é investigado em uma série de inquéritos e se tornou réu na Lava Jato sob acusação de corrupção passiva no caso Joesley Batista e obstrução da Justiça. Para eles, isso fere os princípios éticos da legenda, reformulados recentemente a pedido do grupo ligado ao governador de São Paulo.

A decisão da executiva acompanhou a consideração do relator, o deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA), que avaliou os requerimentos como “ineptos”. Além da decisão final de não expulsar Aécio, a larga vantagem que o manteve no partido também pode ser vista como uma grande derrota para Doria, que tem se colocado como pilar de um “novo PSDB”.

Na terça-feira, Doria, confiante que veria o mineiro fora da legenda, deu a seguinte declaração: “A meu ver, o deputado Aécio Neves tem todo o direito a formular a sua defesa, confiante na sua inocência, mas pode fazê-lo fora do PSDB”.

Apesar da decisão da Executiva, a situação de Aécio não está estabilizada no partido, já que novos processos ainda devem surgir.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum