Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de junho de 2019, 08h36

Doria repete Alckmin e desvia recursos da Educação para pagar aposentadoria de servidores

Somente neste ano já foram desviados R$ 2,8 bilhões do ensino para a Previdência, segundo dados do Ministério Público de Contas. Prática irregular começou no governo Geraldo Alckmin

Geraldo Alckmin e João Doria (Foto: Arquivo/Ciete Silverio/A2D)

O tucano João Doria, governador de São Paulo, tem se aproximado do ex-correligionário Geraldo Alckmin (PSDB) em ao menos uma prática: desviar recursos da Educação.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo

Segundo reportagem de Carolina Linhares e José Marques, na edição desta terça-feira (25) da Folha de S.Paulo, Doria tem contabilizado a cobertura de gastos com aposentadoria de servidores aos recursos destinados à Educação. O desvio já foi considerado irregular pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Segundo a reportagem, somente neste ano já foram desviados R$ 2,8 bilhões do ensino para a Previdência, segundo dados do Ministério Público de Contas.

A Constituição paulista determina que o governo aplique o mínimo de 30% da receita de impostos em despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino. O percentual supera o piso da Constituição Federal, que é de 25%.

Na prática, porém, o investimento tem ficado abaixo do índice legal desde ao menos 2011, segundo o Ministério Público de Contas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum