Fórumcast, o podcast da Fórum
26 de julho de 2018, 13h00

Doria rifa Giannetti depois de denúncia de envolvimento na Zelotes

Empresário e economista era coordenador-geral do programa de governo do tucano João Doria, em sua campanha para o governo do estado de São Paulo

(Foto: Leon Rodrigues/SECOM)

Depois de ver seu nome envolvido diretamente nas investigações da Operação Zelotes, com suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro, o economista Roberto Giannetti da Fonseca deixou a coordenação-geral do programa de governo do ex-prefeito paulistano João Doria (PSDB). A nota, intitulada, “Economista Roberto Giannetti da Fonseca pede afastamento da campanha do PSDB em São Paulo”, relata: “A coligação Acelera São Paulo informa que o economista Roberto Giannetti da Fonseca, coordenador-geral do programa de governo, decidiu se licenciar da função. O objetivo do afastamento é se dedicar à elaboração de sua defesa nas investigações da Operação Zelotes”.

Na manhã desta quinta-feira (26), Giannetti foi um dos alvos da investigação do Ministério Público Federal (MPF), da Receita Federal e da Polícia Federal (PF), que investiga irregularidades junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A estimativa é que os prejuízos cheguem a R$ 900 milhões.

Além de coordenar a campanha de Doria, Giannetti ainda é ligado ao pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. O economista é autor do texto de um manifesto, que servirá como base programática da aliança tucana com o “centrão”, segundo .de Nathan Lopes, do UOL.

Em nota, Alckmin se manifestou a respeito do economista e da operação. “Em relação ao Roberto Giannetti da Fonseca eu não tenho informação, mas ele não faz parte da nossa equipe – sempre participou e participa das campanhas do PSDB”, afirmou o tucano.

A Operação Zelotes, iniciada há três anos, investiga esquemas de sonegação fiscal no país. Alguns grupos agiam junto ao Carf, órgão do Ministério da Fazenda, para reverter ou anular multas.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum