Doria vai promover "vacinação sem vacina" com FHC e Temer

Em nota publicada nesta quinta, Dilma classificou a ideia inicial do evento como "fura fila"; Lula e Collor também não participam

Foto: Governo de São Paulo
Escrito en POLÍTICA el

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), decidiu mudar os planos do evento de vacinação que faria com ex-presidentes na capital paulista.

Após a recusa de Dilma Rousseff (PT), Lula (PT) e Fernando Collor (PROS), o tucano receberá apenas Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB) no dia 25 para um evento que não promoverá imunização. José Sarney (MDB) vai participar de forma remota.

Segundo a jornalista Julia Duailibi, da GloboNews, o governador desistiu nesta quinta-feira (21) da ideia de vacinar os ex-presidentes para não promover mais um episódio "fura fila" em meio à escassez de doses para vacinar todo o grupo prioritário.

Nesse primeiro momento, por orientação do Ministério da Saúde, só estão sendo vacinadas pessoas idosas que vivem em asilos, populações indígenas aldeadas e trabalhadores de saúde.

Nenhum dos ex-presidentes se enquadram nessas categorias.

Nesta quinta, Dilma publicou uma nota dura ao comentar sobre a insistência de Doria em convidá-la para participar da vacinação nesse primeiro momento.

“O Plano Nacional de Vacinação deve ser respeitado e, se é certo que a vacinação já começou, não há montante de vacinas disponível para que eu, agora, seja beneficiada. É inaceitável ‘furar a fila’, que deve ser estritamente respeitada por todos os brasileiros”, disse a petista.