Duda Salabert, vereadora trans eleita pelo PDT, chama deputados do partido de canalhas e traidores

Oito deputados do PDT votaram contra incluir mulheres trans no projeto que combate violência política contra mulheres.

Escrito en POLÍTICA el

A vereadora Duda Salabert (PDT), mulher trans eleita para a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte como a candidata mais votada da capital mineira, usou as redes sociais nesta quinta-feira (10) para criticar a posição de parte da bancada de seu partido de ir contra uma medida que buscava incluir pessoas trans em um projeto que busca combater a violência política contra mulheres.

"Na semana em que sou ameaçada de morte, alguns parlamentares do PDT votam contra incluir mulheres trans no projeto que combate violência política contra mulheres. Votaram assim no Dia Internacional dos Direitos humanos. Covardes! Desumanos! Canalhas! Transfóbicos! Traidores!", escreveu a parlamentar.

Durante a votação do Projeto de Lei 349/15, que combate a violência política contra a mulher, a deputada federal Sâmia Bonfim (SP), apresentou um destaque para modificar a redação do texto com o objetivo de garantir a inclusão de mulheres trans no dispositivo.

Ao invés de constar “em razão do sexo”, a parlamentar pediu a modificação para “em razão de a vítima ser mulher”. “As mulheres transexuais eleitas em 2020 são algumas das mais afetadas pela violência política que buscamos coibir. Elas recebem mensagens ofensivas e ameaças de morte”, defendeu Bonfim.

A emenda foi rejeitada por 308 votos a 132. Entre os 308, 8 eram do PDT, que tem 28 integrantes na bancada e não orientou a favor do texto. O partido liberou os deputados na votação.

Apenas PT, PSB, PSOL, PCdoB e Rede orientaram a favor da medida. No PSB, 7 dos 31 contrariaram o partido. No PT, a deputada Rejane Dias (PT-PI) foi a única dos 54 parlamentares da legenda a ser contra a medida. PSOL, PCdoB e Rede votaram integralmente a favor.

Confira aqui como votou cada parlamentar

Confira os deputados de PDT, PSB e PT que foram contra a medida:

Alex Santana (PDT-BA)
Damião Feliciano (PDT-PB)
Flávio Nogueira (PDT-PI)
Gil Cutrim (PDT-MA)
Jesus Sérgio (PDT-AC)
Marlon Santos (PDT-RS)
Sergio Vidigal (PDT-ES)
Silvia Cristina (PDT-RO)
Emidinho Madeira (PSB-MG)
Felipe Carreras (PSB-PE)
Jefferson Campos (PSB-SP)
Liziane Bayer (PSB-RS)
Ricardo Silva (PSB-SP)
Rodrigo Coelho (PSB-SC)
Rosana Valle (PSB-SP)
Rejane Dias (PT-PI)