Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de fevereiro de 2020, 13h07

Economia cresceu menos de 1%, como previu a Fórum

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) revelou um crescimento de 0,89% no ano passado, abaixo até mesmo das previsões mais pessimistas dos agentes do sistema financeiro

Dados do Banco Central divulgados nesta sexta-feira (14) confirmaram a previsão do editor da Fórum, Renato Rovai, de que o crescimento da economia brasileira em 2019 ficaria abaixo de 1%.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) revelou um crescimento de 0,89% no ano passado, abaixo até mesmo das previsões mais pessimistas, de que a expansão ficaria em 1,12%, segundo a última pesquisa Focus, feita em dezembro com agentes do Sistema Financeiro.

Em dezembro, o índice recuou 0,27% em relação ao mês anterior, no segundo mês seguido de perdas.

Os dados do BC mostraram um cenário ainda mais sombrio para a economia no final do ano passado ao revisar a taxa de novembro para uma queda de 0,11% sobre o mês anterior, depois de ter divulgado anteriormente alta de 0,18%. Com isso, o IBC-Br terminou o quarto trimestre do ano com crescimento de 0,46% sobre o terceiro.

No ano passado, a produção industrial fechou com redução de 1,1%, interrompendo dois anos seguidos de ganhos. As vendas no varejo tiveram crescimento pífio, de 0,01%.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum