Fórumcast, o podcast da Fórum
15 de julho de 2018, 09h21

Editorial da Folha condena açodamento das delações premiadas contra Lula entre outros

“Colocam-se em dúvida, mais uma vez, inquéritos amparados basicamente em delações, por fundamentais que estas sejam”, diz o texto

Em editorial publicado neste domingo (15), o jornal Folha de S.Paulo condena o uso abusivo da delação premiada e o recurso das prisões preventivas e provisórias, sobretudo no caso “em que o juiz federal Ricardo Leite absolveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o banqueiro André Esteves, o ex-senador Delcídio do Amaral (MS) e outros quatro acusados de obstrução da Justiça”.

O jornal lembra que “o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu em novembro de 2015 a prisão de Delcídio e Esteves, entre outros, o que foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal”.

Ainda de acordo com o editorial, “o episódio acirrou as tensões de um ambiente político em que se iniciava o debate em torno do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT)”, recorda.

Par a Folha, “o desenrolar desse caso mostrou a fragilidade das evidências que basearam a detenção —e um processo de quase três anos”.

Próximo do final do final do texto, o jornal pergunta “quão vulgar se tornou o recurso ao encarceramento provisório? Como autoridades podem ser responsabilizadas por decisões açodadas e mal fundamentadas?”

Para, enfim, concluir: “Colocam-se em dúvida, mais uma vez, inquéritos amparados basicamente em delações, por fundamentais que estas sejam. É lugar comum dizer que tal instrumento deve ser escorado por evidências mais concretas. Neste e noutros casos de ampla repercussão, não se pode dizer que tais cuidados tenham sido tomados”, finaliza.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum