Eduardo Bolsonaro anuncia protocolo de pedido de impeachment contra o governador do RS

Deputado anunciou live com advogada para falar sobre o pedido após seu pai, Jair Bolsonaro, entrar com ação no STF para derrubar medidas de restrição decretadas por governadores

Jair Bolsonaro e Eduardo Leite, governador do RS (Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) anunciou, nesta sexta-feira (19), que foi protocolado um pedido de impeachment contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

O pedido, segundo o parlamentar, é assinado pela advogada Maria Eduarda Kroef, que participará de uma live com ele para falar sobre a ação ainda nesta sexta-feira.

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1372989451555778560

O anúncio de um pedido de impeachment contra Leite vem em meio à intensificação dos ataques por parte de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, a governadores. Isso porque os mandatários estaduais têm decretado medidas restritivas para conter o avanço da pandemia e colocando a culpa pela grave situação da pandemia vivida pelo Brasil no governo federal.

Nesta sexta-feira, pouco antes de Eduardo Bolsonaro divulgar o pedido de impeachment contra Leite, Bolsonaro voltou a disparar contra os governadores e anunciou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar as medidas de restrição encampadas pelos governos estaduais do Distrito Federal, da Bahia e do Rio Grande do Sul.

“Jamais decretaria o lockdown. E tem mais: o meu Exército não vai para a rua para cumprir decreto de governadores. Não vai. Se o povo começar a sair de casa, entrar na desobediência civil, não adianta pedir o Exército, porque meu Exército não vai. Nem por ordem do Papa. Não vai”, disse Bolsonaro, exaltado.

"O presidente coloca energia em conflito, confronto, em enfrentamento, desprezando a gravidade da pandemia, quando poderia estar colocando essa energia toda em ajudar, conseguir vacina para a população. Porque é isso presidente que a população precisa: vacina e não confronto como o senhor está estabelecendo", disse o governador do RS em resposta.

Leite é tido como virtual candidato à presidência em 2022 pelo PSDB, ao lado de João Doria, governador de São Paulo, que também pretende concorrer. Ambos tem sido, recentemente, os dois governadores mais atacados pelo governo federal.