O que o brasileiro pensa?
30 de maio de 2020, 16h20

Eduardo Bolsonaro debocha de copo de leite após repercussão negativa de gesto do pai

O filho do presidente Jair Bolsonaro compartilhou uma foto de uma propaganda de Lázaro Ramos e Taís Araújo

Eduardo Bolsonaro (Foto: Lula Marques)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, usou as redes sociais neste sábado (30) para ironizar a tese de que o presidente estaria fazendo um aceno a grupos neonazistas com o copo de leite da live da última quinta-feira (28).

O parlamentar compartilhou o trecho de uma propaganda de leite protagonizada pela atriz Taís Araújo e pelo ator Lázaro Ramos para tentar invalidar a associação do gesto do presidente com o símbolo usado por nazistas.

Apesar do deboche de Eduardo, o blogueiro Allan dos Santos repetiu a cena em live também na quinta e disparou: “entendedores entenderão”. A atitude do bolsonarista dá conta de que há uma mensagem por trás e que não seria apenas um “desafio do leite”.

Segundo Adriana Dias, doutora em antropologia social pela Unicamp e estudiosa do neonazismo, há uma clara associação entre o episódio e o neonazismo. “O leite é o tempo todo referência neonazi. Tomar branco, se tornar branco. Ele vai dizer que não é, que é pelo desafio, mas é um jogo de cena, como eles sempre fazem”, declarou à Fórum na quinta-feira.

O antropólogo David Nemer, que pesquisa o bolsonarismo, fez uma sequência de postagens no Twitter comentando também a questão. “O extremismo do Bolsonarismo é tão tosco que eles apropriam tudo da Alt Right (extremistas brancos americanos) e com atraso – já que isso começou nos EUA em 2017”, declarou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum