Fórumcast, o podcast da Fórum
08 de fevereiro de 2019, 18h21

Eduardo Bolsonaro pretende alterar 1ª MP enviada ao Congresso pelo pai

Filho do presidente chegou a causar incômodo em determinados setores do Itamaraty por ter realizado agendas no exterior sem comunicar ao órgão

Foto: Paola de Orte/Agência Brasil

Eduardo Bolsonaro, deputado federal pelo PSL-SP, pretende fazer mudanças na primeira Medida Provisória enviada ao Congresso por seu pai, Jair Bolsonaro, de acordo com informações de Eduardo Bresciani, de O Globo.

Eduardo protocolou uma emenda ao texto com o intuito de retirar uma norma prevista na MP, que altera a forma de preenchimento de cargos de chefia no Ministério de Relações Exteriores.

A norma tinha provocado reações negativas, pois permitia que diplomatas menos graduados ocupassem cargos mais altos. No Itamaraty, inclusive, havia queixas de que o texto deixava em aberto a possibilidade de que pessoas de fora da carreira ocupassem funções de chefia.

Ambiguidade

“A redação ora vigente do artigo 71 da Medida Provisória nº 870 encontra-se eivada de ambiguidade, fato que poderá prejudicar a eficácia do dispositivo. Ademais, o objetivo almejado com a modificação introduzida no artigo 1º da Lei nº 11.440/2016 já foi adequadamente regulamentado pela edição do Decreto nº 9.683, de 9 de janeiro de 2019”, diz Eduardo, na justificativa de sua emenda.

O filho do presidente chegou a causar incômodo em determinados setores do Itamaraty por ter realizado agendas no exterior sem comunicar ao órgão.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum