Eduardo e Carlos Bolsonaro podem ser indiciados pela CPI da Covid

Renan Calheiros vai indiciar também o ativista extremista Allan dos Santos, responsável pelo blog Terça Livre

Eduardo e Carlos Bolsonaro (Montagem)
Escrito en POLÍTICA el

Além do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), a CPI da Covid deve indiciar dois dos seus filhos: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos).

Junto com os irmãos, devem entrar na lista o ex-secretário de Comunicação da presidência da República, Fábio Wajngarten, e o assessor da área internacional Filipe Martins.

Renan Calheiros vai indiciar também o ativista extremista Allan dos Santos, responsável pelo blog Terça Livre, apontando-o como a figura central na distribuição das fake news contra o combate à pandemia e a favor do tratamento precoce, entre outros pontos.

De acordo com informações da coluna de Malu Gaspar, no Globo, os quatro deverão responder à comissão por disseminação de fake news. Eles estão entre as mais de 30 pessoas que deverão ser alvo do relatório, previsto para ser apresentado no próximo dia 19 e votado no dia seguinte.

O relator Renan Calheiros e a equipe de juristas que assessora a CPI estão escrutinando trocas de mensagens dos filhos do presidente que comprovariam o envolvimento com o esquema de divulgação de notícias falsas sobre o coronavírus, vacinação e tratamentos sem eficácia contra a Covid-19.

As mensagens estão no material compartilhado com a CPI pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que conduz o inquérito das fake news. A investigação apura a disseminação de conteúdos falsos por autoridades e influenciadores bolsonaristas que receberam dinheiro público por meio de anúncios em seus sites e canais na internet.

No caso de Eduardo, a principal evidência para o indiciamento são as mensagens trocadas com empresários que os membros da CPI chamam de "patrocinadores" da máquina de fake news na pandemia, entre eles o dono da Havan, Luciano Hang e o ex-gestor de fundos do banco Lehman Brothers Otávio Fakhoury.

Fakhoury, por sua vez, admitiu na CPI a doação de R$ 200 mil para o Instituto Conservador Liberal, de Eduardo Bolsonaro. Segundo apurou a comissão, Eduardo e Fakhoury também planejaram comprar uma rádio para disseminar conteúdo. 

Já Carlos Bolsonaro aparece trocando mensagens com Filipe Martins a respeito do conteúdo sobre a pandemia a ser distribuído nas redes bolsonaristas. 

Para a cúpula da comissão, é certo que Carlos compõe e coordena o chamado gabinete do ódio. O que os assessores da CPI ainda estão estudando é se os filhos do presidente podem ser enquadrados em algum crime e qual seria. 

Com informações da coluna de Malu Gaspar