O que o brasileiro pensa?
01 de junho de 2020, 06h40

Eduardo e Flávio Bolsonaro pinçam “frase de Churchill” no Google e lançam nova fake news

Filhos do presidente usaram a falsa citação como forma de atacar os protestos antifascistas e contra o governo registrados no país

Foto: Reprodução/Blog Família Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), assim como seu irmão e senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), publicaram no Twitter, neste domingo (31), uma frase que é falsamente atribuída ao ex-primeiro ministro do Reino Unido, Winston Churchill.

“Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas (Winston Churchill)”, escreveram os filhos do presidente no Twitter, no mesmo dia em que o país registrou diversos protestos antifascistas e contra o governo Bolsonaro.

A frase, no entanto, nunca foi dita por Churchill. A citação ganhou destaque ao ser compartilhada em agosto de 2018 pelo governador republicano do Texas, Greg Abbott, também atribuindo a fala ao ex-primeiro ministro.

Contudo, a International Churchill Society (ICS), fundada em 1968 logo após a morte de Churchill e reconhecida como principal organização voltada à memória do ex-primeiro ministro, desmentiu o tuíte do governador.

“A citação nunca foi documentada como tendo sido dita ou escrita por Churchill”, disse David Freeman, editor do “Churchill Bulletin” da ICS.

Citado com frequência pela família Bolsonaro como um exemplo, Churchill está entre os famosos mais explorados nas redes através de falsas citações. O site Quote Investigator, dedicado à apuração destas falsas citações, já escreveu uma reportagem sobre várias frases que foram mal atribuídas ao famoso político britânico – incluindo a sobre antifascistas.

O historiador de Churchill, Richard Langworth, também confirmou ao jornal Washington Post que as palavras específicas citadas no tuíte de Abbott não aparecem em pesquisas relacionadas ao ex-primeiro ministro, incluindo cartas, discursos, artigos, livros ou até mesmo memórias de seus colegas e biografias.

Confira:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum