quinta-feira, 22 out 2020
Publicidade

Datafolha: Boulos empata com Russomanno na pesquisa espontânea; Covas lidera

Em levantamento espontâneo, quando não são revelados os nomes dos candidatos - Boulos e Russomanno têm 5% das intenções de voto, atrás de Covas, com 8%. Mais da metade do eleitorado diz desconhecer o candidato do PSOL, enquanto 99% afirmam que conhecem o bolsonarista

Pesquisa Datafolha que foi divulgada nesta quinta-feira (24) pela Folha de S.Paulo mostra Guilherme Boulos (PSOL) empatado com Celso Russomanno (Republicanos) na segunda posição na disputa para a prefeitura de São Paulo no levantamento espontâneo – quando os nomes dos candidatos não são revelados.

Nesta metodologia, Boulos e Russomano tem 5% das intenções de votos, atrás de Bruno Covas, com 8%. Márcio França (PSB) tem 2%. Jilmar Tatto (PT) é citado por 1%, mesmo porcentual das pessoas que citam “candidato do PT” – Arthur do Val, o Mamãe Falei, do Patriotas, também tem 1%, e os demais não pontuaram. Na pesquisa espontânea, 57% dizem que não sabe em quem vai votar para presidente e 16% afirmam que votarão em branco ou nulo.

Na pesquisa estimulada, onde aparecem os nomes dos candidatos, Rossomanno lidera a disputa, com 29% dos votos. Covas vem em seguida com 20% e Boulos fica em terceiro, com 9%, empatado tecnicamente com Márcio França, que tem 8%.

Desconhecido
Dos 14 candidatos, apenas 4 são conhecidos por mais da metade do eleitorado paulistano. Segundo a pesquisa, 99% dos eleitores dizem conhecer Russomanno e 97%, Covas. Levy Fidélix (73%) e França (65%) completam a lista.

O levantamento mostra que 54% dos eleitores ainda não conhecem Guilherme Boulos. No campo progressista, Jilmar Tatto é desconhecido por 64% do eleitorado e Orlando Silva (PCdoB), por 66%.

Religião
Entre os grupos religiosos, Russomanno tem vantagem entre evangélicos (37%) e Católicos (30%), onde fica acima da média geral. Entre evangélicos, Covas tem 19% e Boulos 4%, e entre católicos o tucano tem 22% e o líder do MTST 5%. França tem 4% entre evangélicos e 9% entre católicos.

Covas tem melhor desempenho que Russomanno entre aqueles que se identificam como “espírita/kardecista” – 25% a 15%. Boulos tem 13% nesse segumento, atrás de França, com 18%.

Plinio Teodoro
Plinio Teodoro
Plínio Teodoro Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.