Defesa de Boulos entra com ação contra Márcio França por suposta manipulação de pesquisa eleitoral

Levantamento feito pela Badra Comunicação, que seria ligada ao ex-governador de São Paulo, mostra França à frente de Boulos na disputa à Prefeitura de São Paulo

Advogados da candidatura Guilherme Boulos e Luiza Erundina, do PSOL, entraram com ação na Justiça Eleitoral pedindo a impugnação de duas pesquisas realizada pela Badra Comunicação em que o Márcio França, do PSB, aparece em terceiro lugar na disputa à prefeitura de São Paulo – atrás de Bruno Covas (PSDB) e Celso Russomanno (Republicanos).

Leia também: Boulos cresce 4 pontos e vai a 16%; Russomano derrete e é ultrapassado por Bruno Covas, diz pesquisa

Segundo advogados de Boulos, as pesquisas foram manipuladas “claramente” para beneficiar o candidato do PSB.

“Basta uma rápida análise do questionário apresentado para registro para se verificar que a primeira pergunta, logo após a qualificação, é: ‘Você poderia me dizer em quem votou no segundo turno da eleição para Governador em 2018: você votou em João Dória ou Márcio França?’ A pergunta é feita imediatamente antes da pergunta a respeito das intenções de voto para a atual disputa municipal, com o claro intuito de ressaltar a figura do candidato Márcio França, com evidente interferência nos resultados”, diz a acusação.

Na pesquisa, França aparece com 11,8% das intenções de voto e Boulos com 6,8%, o que seria uma “patente discrepância” às demais pesquisadas que estão sendo divulgadas por outros institutos e prejudicam a imagem de Guilherme Boulos.

Os advogados ainda a Brada Comunicação, com sede em Mongaguá, no litoral paulista, de estreita ligação com França.

“A empresa foi uma das responsáveis pela realização da campanha do atual candidato a Prefeito Márcio França ao Governo do Estado em 2018”, diz a peça jurídica, ressaltando que “as ligações da empresa com Márcio França, que já foi vereador (1990 a 1998) e Prefeito de São Vicente (também por dois mandatos consecutivos, de 1996 a 2004) e tem grande projeção eleitoral na baixada santista, assim, vêm de longa data”.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR