Eleições 2022: entre eleitores da Bahia, Lula venceria Bolsonaro com 20 pontos de diferença, diz pesquisa

Levantamento do Paraná Pesquisas feito com a população baiana mostra ainda que o atual governador do estado, Rui Costa, caso fosse o candidato do PT, também derrotaria o presidente

Um levantamento sobre a eleição para a presidência em 2022 feita pelo instituto Paraná Pesquisas com eleitores da Bahia, divulgado nesta quinta-feira (20), aponta que o ex-presidente Lula lidera a corrida pelo Palácio do Planalto com ampla vantagem no estado.

O petista soma 43,3% das intenções de votos entre a população baiana, bem distante do segundo colocado, Jair Bolsonaro, que aparece com 24,6%.

Leia também: Em Pernambuco, Lula tem mais que a soma das intenções de voto de todos os possíveis candidatos, diz pesquisa

Ciro Gomes (PDT) figura na terceira colocação, com 7,7% das intenções de voto. Atrás dele vem o apresentador de televisão Luciano Huck, com 4,3% das intenções de voto. Ele empata tecnicamente com o ex-juiz Sérgio Moro, que soma 3,9%. Fecham a lista o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 1,9%, e João Amoêdo (Novo), com 1,7%. Brancos e nulos representaram, no levantamento, 7,9%, enquanto 4,2% dos entrevistados não sabem em quem vão votar ou não responderam.

A pesquisa também simulou um cenário com o atual governador da Bahia, Rui Costa, como o candidato do PT no lugar de Lula. Assim como o ex-presidente, o mandatário estadual também venceria Jair Bolsonaro: Costa aparece com 32% das intenções de voto, contra 24,6% do atual titular do Planalto.

Nesta simulação, Ciro Gomes soma 9,9% e é seguido por Huck (6,5%), Moro (4,2%), Doria (2,3%) e Amoêdo (1,9%). Brancos e nulos somam 13,4%, e outros 4,5% não sabem ou não responderam.

Leia também: Lula empata com Bolsonaro no Rio Grande do Sul e ganha fácil de Eduardo Leite

O levantamento do Paraná Pesquisas, encomendado pelo site Bahia Notícias, fez 2.002 entrevistas com eleitores de 188 municípios baianos entre os dias 12 e 15 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR