No Rio, eleitores de Eduardo Paes votam com chapéu de Zé Pelintra e ironizam Crivella

Anônimos e famosos, como Alcione e Teresa Cristina, usaram o chapéu que faz alusão a Zé Pelintra para ironizar o ataque de Crivella às religiões de matriz africana em debate contra Eduardo Paes

A estratégia de usar o preconceito contra religiões de matrizes africanas como arma de campanha pelo bispo da Igreja Universal, Marcelo Crivella (Republicanos), candidato à reeleição no Rio de Janeiro, teve efeito reverso. Neste domingo (29), eleitores do adversário, Eduardo Paes (DEM), usaram um chapéu de Zé Pelintra durante a votação para ironizar o candidato bolsonarista.

Em debate na sexta-feira (29), acusado por Paes de querer “colocar o povo contra o Carnaval”, Crivella atacou com ataque preconceituoso, citando Zé Pelintra, falange de entidades de luz originária do Catimbó e incorporado por religiões como a Umbanda, em uma espécie arquetípica do malandro.

“A verdade é que o Eduardo quer desfilar no sambódromo com aquele chapéuzinho de Zé Pilintra”, disse Crivella.

A declaração foi ironizada por famosos e anônimos neste domingo.

“Saindo para votar em Eduardo Paes e homenageando Seu Zé Pelintra!”, declarou a cantora Alcione.

A sambista Teresa Cristina, da Portela, também já havia separado o acessório neste sábado (28) para ir às urnas.

“Separando meu “chapéu de Zé Pelintra” pra domingo botar pra correr o PIOR prefeito que já passou pela minha cidade. Xô, crivella!”, tuitou.

Anônimos também entraram no clima, como Anderson Baltar, que publicou foto de chapéu antes votar. “Día de mandar o Crivella embora”.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR