Eleições 2022: Em Pernambuco, Lula e Marília Arraes lideram para presidência e governo do estado

Pesquisa feita pelo Instituto Opinião mostra Lula com o triplo de intenções de voto de Bolsonaro entre eleitores pernambucanos; na corrida pelo governo, sem Marília Arraes, lidera Raquel Lyra (PSDB)

Pesquisa do Instituto Opinião encomendada pelo Blog do Magno Martins, divulgada nesta segunda-feira (25), aponta que o ex-presidente Lula (PT) lidera com folga a corrida pela presidência nas eleições de 2022 entre eleitores de Pernambuco.

Em um dos cenários, o petista soma o triplo de intenções de voto de Jair Bolsonaro: enquanto Lula aparece com 51,6%, o atual presidente figura, em segundo lugar, com 17,4%.

O terceiro lugar entre os pernambucanos é Ciro Gomes (PDT), que aparece com 4,8% das intenções de voto. O apresentador José Luiz Datena (PSL) vem na sequência com 2,5%, praticamente o mesmo percentual do ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), que tem 2,4%.

Fecham a lista o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 1%, e o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 0,7%. Brancos e nulos somam 12%, enquanto 7,6% dos entrevistados disseram que ainda não sabem em quem vão votar.

Em outro cenário simulado, em que o candidato à presidência pelo PSDB é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e não João Doria, e com Rodrigo Pacheco (PSD) no lugar de Mandetta, o cenário é parecido: Lula lidera com 51,1%, contra 17,1% de Bolsonaro, 4,9% de Ciro, 2,7% de Datena, 2,6% de Moro, 0,3 de Leite e 0,2 de Pacheco.

Governo do estado

O Instituto Opinião também fez pesquisa sobre a disputa pelo governo do estado em Pernambuco. Em um cenário com a deputada federal Marília Arraes (PT-PE) no páreo, a petista lidera com 23,1% das intenções de voto.

O segundo lugar é de Raquel Lyra (PSDB), que soma 15%. Geraldo Julio (PSB) é o terceiro, com 9,9% das intenções de voto, e logo atrás vem Miguel Coelho (União Brasil), com 9,5%. Fecham a lista o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), com 7,7%, e o atual ministro do Turismo de Bolsonaro, Gilson Machado (sem partido), com 1,2%.

Brancos e nulos somam 16,7%, enquanto outros 16,9% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Publicidade

Em um cenário sem a candidatura de Marília Arraes, a líder é a tucana Raquel Lyra, que aparece com 19,9% das intenções de voto.

Confira a íntegra da pesquisa aqui.

Publicidade

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR