Eleições 2022: Pesquisa PoderData aponta Lula na liderança e Moro à frente de Ciro

Levantamento mostra ainda que Lula venceria Bolsonaro e todos os possíveis outros candidatos em um eventual segundo turno

Lula segue na liderança em pesquisa eleitoral (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa PoderData, do site Poder360, divulgada nesta quarta-feira (27), aponta que o ex-presidente Lula (PT) mantém a liderança nas intenções de voto na disputa pela presidência em 2022.

O petista aparece com 35% de preferência do eleitorado, contra 28% do presidente Jair Bolsonaro, que consta em segundo lugar. Já a terceira colocação, que vinha sendo, em diferentes levantamentos, do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), agora pertence, segundo o PoderData, ao ex-juiz Sérgio Moro, que se filiará ao Podemos. O ex-magistrado aparece com 8% das intenções de voto, mas o mais provável é que ele se candidate ao Senado, e não à presidência.

O pré-candidato do PDT, por sua vez, soma 5% das intenções de voto, logo à frente de João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), ambos com 4%. Fecham a lista os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Rodrigo Pacheco (PSD), com 3% e 1%, respectivamente. 7% dos entrevistados afirmaram que votarão em branco ou nulo, enquanto outros 2% não sabem ou não responderam.

2º turno

Em simulação de 2º turno, segundo o levantamento PoderData, Lula venceria Bolsonaro com 52% dos votos, contra 37% do atual presidente - o que representa uma queda do petista, que tinha 56% na pesquisa anterior realizada pela mesma plataforma.

O ex-presidente, no entanto, segue como favorito contra qualquer um dos virtuais candidatos à presidência. Contra João Doria, por exemplo, Lula ganharia com 51%, contra 16% do tucano.

O PoderData ouviu 2.500 pessoas em todo o país entre os dias 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.