Eleições: Lula lidera com ampla vantagem pesquisa na Bahia

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta ex-presidente com 47,1% das intenções de voto contra 23,7% de Bolsonaro; 62,7% da população baiana desaprovam o governo federal

Lula (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) lidera com ampla vantagem as intenções de voto no estado da Bahia para as eleições à presidência de 2022. De acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, o petista tem 47,1%, seguido por Jair Bolsonaro (Sem partido), com 23,7%.

Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8,7%; Sergio Moro (Sem partido), com 3,8; João Doria (PSDB), 2%; e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), 0,6%.

Apenas 22,9% dos baianos avaliam o governo Bolsonaro como ótimo ou bom; 20% acham regular e 56% consideram ruim ou péssimo. Em outro quesito, 62,7% da população da Bahia desaprovam o governo e 32,7% aprovam.

O levantamento simulou um cenário sem Lula na disputa, com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), em seu lugar.

Dessa forma, Costa aparece em primeiro, com 32,7%, seguido por Jair Bolsonaro (24,2%); Ciro Gomes, 13,3%; Moro, 4,5%; Doria, 3,7%; e Pacheco, 1,2%.

Lula cresce

O resultado indica crescimento de Lula na Bahia. No mês de maio, o Paraná Pesquisas apontou que o ex-presidente tinha 43,3% da preferência dos eleitores.

Em contrapartida, a candidatura de Bolsonaro dá cada vez mais sinais de “derretimento”: na pesquisa anterior, ele apareceu com 24,6% das intenções de voto.

O levantamento ouviu 2.008 eleitores da Bahia, entre os dias 4 e 7 de agosto, por meio de entrevistas telefônicas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Temas