Eleições 2022: Lula lidera intenções de voto em MG, diz pesquisa

Levantamento encomendado pelo jornal O Tempo mostra que Lula lidera corrida presidencial entre os mineiros com 38,7%, contra 25,1% de Bolsonaro

Lula durante ato em Belo Horizonte (MG), em 2017 (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa feita pelo instituto CP2, encomendada pelo jornal O Tempo e divulgada nesta quinta-feira (29), aponta que o ex-presidente Lula é o favorito dos mineiros para vencer a eleição presidencial de 2022.

O levantamento, feito somente com eleitores de Minas Gerais, segue a tendência apontada por outras pesquisas nacionais que colocam o petista na liderança. Segundo o estudo, o ex-presidente tem 38,7% das intenções de voto, contra 25,1% de Jair Bolsonaro.

O terceiro lugar na preferência da população mineira é o ex-juiz Sérgio Moro, que soma 5,6% das intenções de voto. Ele é seguido por Ciro Gomes (PDT), que tem 4,6%, e pelo apresentador de televisão José Luiz Datena (PSL), que aparece com 3,8%.

Na sequência, consta o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que atinge 2,5% das intenções. Porcentagem parecida com a da ex-ministra Marina Silva (Rede), que tem 2,2%, assim como o deputado André Janones (Avante), que atinge o mesmo número.

5,6% dos mineiros entrevistados afirmam que votarão em outros candidatos, enquanto 5% votarão em branco ou nulo, e outros 4,8% não sabem ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, isto é, quando o nome dos candidatos não é mencionado aos entrevistados, a diferença entre Lula e Bolsonaro é menor, mas o petista segue na liderança.

Nesta modalidade, Lula aparece com 28,4% das intenções de voto, contra 23,3% do atual presidente. Já Ciro Gomes atinge 1,5%.

O levantamento do jornal O Tempo com o CP2 contou com 1300 entrevistas feitas em todo o estado de Minas Gerais entre os dias 17 e 20 de julho. A margem de erro é de 2,72 pontos percentuais, para mais ou para menos.