Eleitores de Bolsonaro acreditam que filhos seriam principal causa de impeachment, diz pesquisa

Maioria dos entrevistados afirma que tentativas do presidente em proteger filhos justificaria sua saída do poder

Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa da Fundação Friedrich-Ebert-Stiftung (FES) divulgada nesta semana mostra que a maioria dos eleitores de Jair Bolsonaro, sejam eles fiéis, críticos ou arrependidos, acreditam que os filhos do presidente atrapalham o governo e poderiam levar ao impeachment do ex-capitão.

Leia também: Atitude de Bolsonaro frente à pandemia é principal fator de desgaste do governo, diz pesquisa

Os entrevistados acreditam que as suspeitas de corrupção envolvendo Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro justificariam a saída do ex-capitão, assim como as tentativas de protegê-los.

Ainda, nas palavras de vários entrevistados, filhos do presidente são “moleques”, “despreparados” e estão envolvidos em atividades ilegais. Nesse sentido, frases como “não boto a mão no fogo por eles” e “aí tem coisa” foram frequentes entre os participantes.

"O próprio Bolsonaro já falou que se o filho dele for pego, o cara tem que cumprir a pena. Agora, se ele realmente quiser impedir a investigação é um tiro no pé que ele tá dando, e eu acho que ele tem assessor o suficiente pra não deixar ele fazer isso", disse um dos entrevistados, apoiador "crítico" do presidente.

Para parte dos eleitores, no entanto, em especial os mais fiéis, os possíveis crimes praticados pelos filhos não atingem a imagem de Bolsonaro. O entendimento é de que, ainda que os filhos possam ser corruptos, Bolsonaro continuaria sendo honesto.

O estudo da FES foi realizado a partir de métodos qualitativos de pesquisa, por meio de entrevistas com um grupo focal de 27 participantes.