Eliane Brum: Golpe de Bolsonaro está em curso e "só não vê quem não quer"

"Se você não acha que pegar uma retroescavadeira é a solução, melhor pensar logo em outra estratégia", alerta a jornalista

A jornalista Eliane Brum (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

A jornalista Eliane Brum publicou um texto em sua coluna no El País nesta quarta-feira (26) destacando o evidente risco de golpe que o Brasil atualmente atravessa. Para ela, o apoio do presidente Jair Bolsonaro ao ato do próximo dia 15 de março contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), é o "primeiro movimento" que mostra a articulação contra a democracia do país.

O segundo movimento notado por Brum é o motim da Polícia Militar no Ceará. Para ela, "uma parcela significativa das PMs dos estados proclama sua autonomia, transformando governadores e população em reféns de uma força armada que passa a aterrorizar as comunidades usando a estrutura do Estado".

"Essas parcelas das PMs não respondem aos Governos estaduais nem obedecem a Constituição. Tudo indica que veem Bolsonaro como seu único líder", continua em outro trecho.

O texto da jornalista também aponta como outra evidência de que um golpe está em curso no governo Bolsonaro o fato de que o presidente tem aumentado consideravelmente o número de militares em Brasília. "Jair Bolsonaro se cerca de generais e outros oficiais das Forças Armadas nos ministérios, substituindo progressivamente os políticos e técnicos civis no Governo por fardados – ou subordinando os civis aos homens de farda nas estruturas governamentais", escreve Brum.

A jornalista então pede que as pessoas se mobilizem contra a ameaça de golpe. "Não sei se pegar uma retroescavadeira como fez o senador Cid Gomes é o melhor método, mas era necessário que alguém acordasse as pessoas lúcidas deste país para enfrentar o que está acontecendo antes que seja demasiado tarde", aconselha.