Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
05 de fevereiro de 2020, 11h52

“Elite colonizada que não se respeita”, diz Lula sobre política externa de Bolsonaro

Ex-presidente criticou o comportamento de "vira-lata" da elite brasileira. "Não tem precedente histórico de que os EUA fez algo pelo Brasil", afirmou

Foto: Divulgação

O ex-presidente Lula fez diversas críticas nesta quarta-feira (5), em entrevista ao Brasil 247, sobre a política externa do presidente Jair Bolsonaro. Para Lula, o governo do ex-capitão reproduz o comportamento de uma elite brasileira que busca agradar países de primeiro mundo para ter espaços de poder, perdendo sua autonomia.

“É sempre a elite brasileira vendendo a ideia de que se a gente agradasse, entraria na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Esse é o papel ridículo que esse governo tá fazendo. Uma elite colonizada que não se respeita”, afirmou o ex-presidente.

“Não tem precedente histórico de que os EUA fez algo pelo Brasil. Precisa parar de ser vira-lata”, continuou. Em seguida, Lula continuou nas críticas ao país norte-americano, afirmando que os Estados Unidos não têm interesse em paz, especialmente no Oriente Médio.

“Não interessa paz aos Estados Unidos. Aos EUA interessa o conflito, que permite para atacar o povo árabe e o povo palestino. Se você quiser paz no Oriente Médio, tem que juntar todo mundo interessado e tirar os EUA. Os americanos não aceitam que a China seja primeira potência, que o Brasil seja referência na América Latina”, afirmou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum