Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de junho de 2019, 07h14

Em artigo, Elio Gaspari pede para Moro sair

Segundo o jornalista, Moro "entrou no governo amparando Jair Bolsonaro e agora depende de seu amparo. Se o capitão soltar, ele cai"

Sergio Moro e Elio Gáspari (Montagem)

Em artigo intitulado “Moro, pede pra sair“, publicado na Folha de S.Paulo nesta quarta-feira (12), o jornalista veterano Elio Gáspari diz que “as conversas impróprias de Sergio Moro com o procurador Deltan Dallagnol enodoaram a Lava Jato e fragilizaram a condenação imposta a Lula pelo tríplex de Guarujá”.

Gáspari diz que o fato é grave e destaca a postura “arrogante” de Moro e dos procuradores ao rebater as acusações, que “obriga muitos daqueles que gostariam de defendê-lo a ficar no papel de bobos”.

Segundo o jornalista, a presença de Moro e do procurador Deltan Dallagnol nos cargos públicos que ocupam ofende “a moral e o bom senso”. “No caso de Moro, ofende também a lei da gravidade. Ele entrou no governo amparando Jair Bolsonaro e agora depende de seu amparo. Se o capitão soltar, ele cai”, escreveu.

O texto diz ainda que “ao longo dos anos, Moro e os procuradores cultivaram e, em alguns casos, manipularam a opinião pública” e agora precisam respeitá-la.

Para Gáspari, uma das revelações mais tenebrosas das mensagens é aquela em que, dias depois de divulgar o conteúdo do grampo de uma conversa da presidente Dilma Rousseff com Lula, Moro diz que “não me arrependo do levantamento do sigilo, era a melhor decisão, mas a reação está ruim”.

“A reportagem do The Intercept Brasil informa que às 12h44 Moro e Deltan discutiram a divulgação “mesmo com a nomeação”. Sabia-se que Dilma pretendia nomear Lula, mas o telefonema só ocorreu às 13h22. Às 15h27 Deltan disse que sua posição era de “abrir” o assunto e às 18h40 ele estava no ar, detonando a manobra do comissariado petista. Para quem tinha esse objetivo, foi um sucesso, mas não está combinado que juízes e procuradores se metam em coisas desse tipo”, relata o jornalista.

Leia a íntegra do artigo


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum