Em áudio, secretário de Covas dá aval para coação de diretores de creches: “Time do bem”

Bruno Caetano, titular da pasta da Educação do tucano, enviou gravação a diretores, obtida pela Fórum, pedindo para gerar mais “informações positivas para serem reverberadas por todos nós”

Bruno Covas e seu secretário da Educação, Bruno Caetano (Foto Reprodução YouTube)
Escrito en POLÍTICA el

A estratégia de diretores de creches da cidade de São Paulo ligadas à rede conveniada –contratadas com dispensa de chamamento público – de coagir funcionários e até pais de alunos a votarem em Bruno Covas teve aval do secretário da Educação do governo tucano, Bruno Caetano.

Em áudio enviado por Caetano a diretores regionais de educação, obtido pela Fórum, ele agradece quem está ajudando a “espalhar a verdade”. Que seria dar conta de que, se Guilherme Boulos (PSOL) for eleito prefeito de São Paulo, a rede conveniada de creches vai acabar.

Na gravação, Caetano diz: “Independente da tentativa deles de mudarem de posição, o estrago tá feito. E justo, porque está escrito no programa de governo do Boulos, está escrito na Folha de S. Paulo, está escrito no Estadão e tem uma declaração do Boulos falando mal das redes parceiras. Podem espernear, podem falar o que quiserem. Mas tá lá cravado a posição, que é de verdade o que eles pensam. Então, agradecer a todo mundo que tá ajudando a espalhar a verdade, combater a fake news. E vamo que vamo. Vamos gerar mais informações positivas para serem reverberadas por todos nós. É o time do bem. Vamo que vamo”.

A Fórum revelou neste domingo (22) que há uma coação sendo feita sobre funcionários das creches conveniadas para elegerem Covas. “É votar por emprego ou desemprego”, diz trecho de outro áudio obtido pela reportagem que circula em um grupo de funcionários de uma das creches.

A ação é coordenada junto às diretorias regionais de educação, que estão convocando mantenedores das Organizações da Sociedade Civil – as chamadas Oscips -, diretores e funcionários das creches para reuniões para falar sobre “o plano de governo do Covas e do Boulos”. No entanto, gravações obtidas pela Fórum mostram que o foco se dará apenas nas ações propostas pelo atual prefeito e candidato tucano à reeleição.

Em outro áudio obtido pela Fórum, a diretora regional de Educação na subprefeitura de São Mateus (zona leste de SP), Mirtes Innocencio da Silva, afirma, inclusive, que já teria conversado com o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, que estaria ciente e teria dado consentimento para realização da campanha para Covas.

Pais de alunos


A ação se estende aos pais dos alunos beneficiados pelas creches conveniadas. A Fórum teve acesso a um comunicado que está sendo enviado pela direção das creches aos responsáveis pedindo abertamente voto em Covas.

“Estamos acompanhando na mídia a repercussão das eleições e uma possível reviravolta no segundo turno e por esse motivo, viemos aqui pedir encarecidamente que pensem antes de votar, caso o candidato de vocês não seja o atual Prefeito Bruno Covas. O outro candidato não tem propostas muito favoráveis à nós da Rede Parceira e chegou a dizer inclusive que tem a intenção de reverter de forma gradativa a privatização e como consequência disso, teremos o fim das creches conveniadas, não havendo vagas para os filhos de vocês e também um elevado índice de desemprego”, diz o comunicado enviado pela CEI Madagascar e Associação Sonia Maria, que foi contratada em fevereiro de 2020 ao custo de R$ 57.713,13 para atender 52 crianças, sendo 29 de berçário, na região administrada pela subprefeitura da Penha, também na zona leste.

Aluguéis
Reportagem de Artur Rodrigues no último dia 10 de outubro na Folha de S.Paulo revelou que o vice de Bruno Covas, Ricardo Nunes (MDB), comandaria um grupo que lucrou R$ 1,4 milhão somente no ano passado com o aluguel de pelo menos sete imóveis locados por creches conveniadas. O modelo é investigado há anos por supostas irregularidades.

Ao menos três dos envolvidos nos esquemas foram indicados por Nunes para ocupar cargos públicos: Valderci Malagostini Machado, subprefeito da Capela do Socorro; Ronaldo do Prado Farias, diretor da SPObras; e Marcelo Messias, que atuou como chefe de gabinete da sub da Capela do Socorro e é candidato a vereador apoiado por Nunes.

O esquema funcionaria nas duas pontas, segundo a reportagem: com servidores ligados a Nunes contratando os serviços pela prefeitura que são oferecidos por aliados do vice de Covas junto às creches.