Em chapa pura, PT lança oficialmente Luizianne à Prefeitura de Fortaleza

Pesquisas realizadas por partidos apontam que a deputada enfrentaria o bolsonarista Capitão Wagner no segundo turno se a eleição fosse hoje

O PT de Fortaleza oficializou, nesta quarta-feira (16), o nome da deputada federal Luizianne Lins à Prefeitura da capital cearense. A ex-prefeita terá como vice Vladyson Viana em uma chapa pura do partido. Apesar da falta de alianças, a “Lôra” aparece bem em levantamentos internos feitos por partidos.

Em discurso feito em ato transmitido nas redes, a ex-prefeita resgatou o legado de seu governo e defendeu o retorno do orçamento participativo na cidade, considerado por ela “um instrumento vivo de participação popular que fazia toda a diferença, principalmente para o povo da periferia”.

Luizianne destacou ainda a construção do programa de governo popular e participativo, afirmou que a cidade passa por “um sentimento latente de mudança” e prometeu “resgatar a delicadeza que a cidade perdeu”. “Nós vamos resgatar a Fortaleza dos encontros, a Fortaleza que se vê, que está para além da área nobre, a Fortaleza real”, afirmou.

A candidata do PT criticou duramente o presidente Jair Bolsonaro e afirmou que o ex-capitão tenta diminuir o auxílio emergencial que foi garantido pelos partidos de oposição. “Brigamos para conseguir os R$ 600 que agora ele está reduzindo para R$ 300. Se 600 não garante uma plenitude para as famílias, imagina a metade disso?”, declarou.

O atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT) também foi alvo. “Se a política genocida do governo Bolsonaro nos levou a 130 mil irmãos e irmãs a perder as vidas, temos que admitir que a desestruturação da assistência básica em Fortaleza agravou muito a pandemia em Fortaleza”, declarou. “A assistência social, a saúde básica e a saúde mental, que implementamos através dos CAPS, foram desmontadas”, disparou.

Pesquisas internas colocam Luizianne com uma boa margem na segunda colocação. A Fórum teve acesso a um levantamento realizado pelo PT na última semana, que mostra números parecidos com o de pesquisa realizada pelo PDT em agosto, revelada pelo Focus. No levantamento mais recente, a candidata ultrapassa a barreira dos 20%.

A última pesquisa oficial, revelada em novembro pelo Paraná Pesquisas, também colocava a petista em segundo, com 14,8%. O percentual teria aumentado com a proximidade do pleito. A expectativa, no entanto, é que o candidato do PDT, Sarto, comece a crescer nas pesquisas nas próximas semanas com o apoio de Roberto Cláudio e dos Ferreira Gomes.

O líder nos três levantamentos é o bolsonarista Capitão Wagner (PROS). O partido dele, o PROS, foi alvo de operação da Polícia Federal na segunda-feira (14) com suspeitas de candidaturas laranja nas eleições de 2018.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR