Em chapa pura, PT lança oficialmente Luizianne à Prefeitura de Fortaleza

Pesquisas realizadas por partidos apontam que a deputada enfrentaria o bolsonarista Capitão Wagner no segundo turno se a eleição fosse hoje

Reprodução/YouTube
Escrito en POLÍTICA el

O PT de Fortaleza oficializou, nesta quarta-feira (16), o nome da deputada federal Luizianne Lins à Prefeitura da capital cearense. A ex-prefeita terá como vice Vladyson Viana em uma chapa pura do partido. Apesar da falta de alianças, a "Lôra" aparece bem em levantamentos internos feitos por partidos.

Em discurso feito em ato transmitido nas redes, a ex-prefeita resgatou o legado de seu governo e defendeu o retorno do orçamento participativo na cidade, considerado por ela "um instrumento vivo de participação popular que fazia toda a diferença, principalmente para o povo da periferia".

Luizianne destacou ainda a construção do programa de governo popular e participativo, afirmou que a cidade passa por "um sentimento latente de mudança" e prometeu "resgatar a delicadeza que a cidade perdeu". "Nós vamos resgatar a Fortaleza dos encontros, a Fortaleza que se vê, que está para além da área nobre, a Fortaleza real", afirmou.

A candidata do PT criticou duramente o presidente Jair Bolsonaro e afirmou que o ex-capitão tenta diminuir o auxílio emergencial que foi garantido pelos partidos de oposição. "Brigamos para conseguir os R$ 600 que agora ele está reduzindo para R$ 300. Se 600 não garante uma plenitude para as famílias, imagina a metade disso?", declarou.

O atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT) também foi alvo. "Se a política genocida do governo Bolsonaro nos levou a 130 mil irmãos e irmãs a perder as vidas, temos que admitir que a desestruturação da assistência básica em Fortaleza agravou muito a pandemia em Fortaleza", declarou. "A assistência social, a saúde básica e a saúde mental, que implementamos através dos CAPS, foram desmontadas", disparou.

Pesquisas internas colocam Luizianne com uma boa margem na segunda colocação. A Fórum teve acesso a um levantamento realizado pelo PT na última semana, que mostra números parecidos com o de pesquisa realizada pelo PDT em agosto, revelada pelo Focus. No levantamento mais recente, a candidata ultrapassa a barreira dos 20%.

A última pesquisa oficial, revelada em novembro pelo Paraná Pesquisas, também colocava a petista em segundo, com 14,8%. O percentual teria aumentado com a proximidade do pleito. A expectativa, no entanto, é que o candidato do PDT, Sarto, comece a crescer nas pesquisas nas próximas semanas com o apoio de Roberto Cláudio e dos Ferreira Gomes.

O líder nos três levantamentos é o bolsonarista Capitão Wagner (PROS). O partido dele, o PROS, foi alvo de operação da Polícia Federal na segunda-feira (14) com suspeitas de candidaturas laranja nas eleições de 2018.

https://www.youtube.com/watch?v=SMjcH1CineQ