O que o brasileiro pensa?
01 de fevereiro de 2020, 15h32

Em denúncia apresentada à ONU, defesa de Lula diz que Moro atuou com pretensões de ser presidente em 2018

Em 2018, o Comitê de Direitos Humanos da ONU chegou a estabelecer medidas cautelares pedindo que o Brasil garantisse o direito do ex-presidente de participar nas últimas eleições

Lula durante discurso feito na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2009 | Foto: ONU

O processo movido pela defesa do ex-presidente Lula contra o Estado Brasileiro na Organização das Nações Unidas (ONU) por conta da perseguição política travada contra ele cita as pretensões eleitorais do ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro.

A queixa, aberta em 2016, teve detalhes divulgados neste sábado (1) em reportagem do jornalista Jamil Chade, colunista do UOL. Chade teve acesso ao documento impetrado na ONU pelos advogados do ex-presidente no Comitê de Direitos Humanos da ONU.

“Como argumento final e conclusivo sobre a visão parcial de Moro, houve inúmeros artigos de jornal nos últimos meses (e até mesmo uma pesquisa de intenção de voto feita diante desse cenário) que têm a expectativa ou incentivam o juiz Moro a concorrer à eleição para a Presidência do Brasil em 2018, uma eleição em que Lula poderá voltar a concorrer, desde que ele não tenha sido condenado — pelo juiz Moro”, diz trecho da denúncia.

Apesar do ex-juiz não ter, de fato, se apresentado como candidato nas eleições de 2018, o fato dele ter aceito vaga no gabinete do presidente Jair Bolsonaro demonstraria, segundo membros do comitê, que Moro almejava um projeto político.

O comitê chegou a fazer recomendações preliminares em 2018 pedindo que o Brasil garantisse o direito de Lula ser candidato, mas foi ignorado. O julgamento da ação deve acontecer ainda este ano.

Leia a reportagem completa na coluna de Jamil Chade, no Uol.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags