Em encontro com a participação de Haddad e outras lideranças, PT indica Emidio para disputar a prefeitura de Osasco

Ex-prefeito e atual deputado, Emidio teve o nome indicado pelo PT para ser candidato a prefeito em Osasco

O deputado Emidio de Souza (Foto: Alesp)
Escrito en POLÍTICA el

O deputado Emidio de Souza será o nome indicado pelo Partido dos Trabalhadores para disputar à Prefeitura de Osasco na eleição deste ano. A indicação aconteceu durante encontro virtual do partido, na tarde desta sábado (4), que contou com participação de diversas lideranças da legenda, como o ex-candidato a presidente da República, Fernando Haddad. O nome de Emidio foi aprovado por unanimidade dos presentes em votação organizada pelo presidente do PT de Osasco, Aluísio Pinheiro.

Aos filiados, filiadas e simpatizantes que acompanharam o evento, Emidio frisou que não está preocupado com a força da máquina municipal durante a campanha. “O nosso time tem uma capacidade de luta muito grande. Nunca pensei que o desafio de ser candidato a prefeito seria fácil, mas não pensem que é um sacrifício para mim, pois encaro com muito prazer e honra”, disse criticando a falta de gestão na saúde da atual administração. “Não podemos concordar com uma gestão que comemora o resultado de 500 mortes por Covid-19. O SUS é um sistema universal e a gestão tem que trabalhar e administrar com todos os seus instrumentos para garantir um bom atendimento”, completou.

Emidio ainda pontuou que, se eleito, pretende retomar uma série de obras e programas que foram interrompidos na atual gestão, citando o exemplo da urbanização do Santa Rita, na zona norte, e a urbanização da Favela da 13, no Jaguaribe. “Da mesma forma que criei esse programa no meu primeiro dia de governo, podem ter certeza que reativarei no primeiro de um novo mandato. Tudo que nos estruturamos e eles abandonaram, nós vamos retomar novamente. Sei o que acontece com a nossa cidade que hoje está vivendo numa armadilha baseada no marketing. A atual administração prometeu renovação, mas trouxe novamente o escândalo de uma gestão de baixa qualidade. Essa administração tem uma casca e por dentro é podre. Eles terão que explicar muitas coisas à população”, apontou revelando que acredita em um governo baseado em planejamento.

Durante sua explanação, Emidio pontuou que o atual prefeito não tem o mostrar e nem tem base para ser comparado ao legado do PT em Osasco. “Somos a certeza de que essa cidade pode ser muito melhor” afirmou.

Segundo Emidio, o PT está preparando bem para a eleição e está focado na construção de um programa de governo que vai transformar a cidade. “Osasco pode esperar de nós uma revolução nos serviços públicos”, disse.

“Acredito em um planejamento e que o livro de cabeceira de um governante deve ser o Plano de Governo, pois assim, ele não esquece o que prometeu à população”, defendeu.

O ex-candidato a presidente da República, Fernando Haddad, enfatizou as qualidades de gestor de Emidio. “Espelhei meu plano de governo de 2012 nas experiências positivas das gestões petistas, e uma delas foi a do Emidio”, disse recordando a luta de Emidio, quando prefeito, para conquistar uma universidade federal na cidade. “Osasco é uma cidade muito grande e que é referência. Lembro da sua luta para conquistar a universidade federal, na época em que eu era ministro da Educação do presidente Lula. Então, por tudo que você fez de bom para Osasco estou à disposição para te ajudar no que você precisar”, garantiu Haddad.

Outro que defendeu o nome de Emidio para prefeito foi o presidente estadual do PT, Luiz Marinho, que se lembrou da cooperativa de costureiras implantadas na gestão de Emidio como prefeito. “Emidio é uma liderança em tudo que se propõe a fazer. E será um importante prefeito para Osasco, principalmente, neste momento do pós-pandemia onde precisaremos pensar em programas para geração de emprego. Lembro quando era ministro do Trabalho da cooperativa de costureiras que foi uma excelente iniciativa. Acredito que teremos que criar ferramentas neste sentido para dar suporte à população no momento pós-pandemia, e as gestões do Emidio foram muita criativas”, afirmou Marinho.

O ex-ministro e atual presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, também participou do encontro e se colocou à disposição para ajudar na campanha de Emidio para prefeito. “Minha família é de Osasco e sei bem como foram os 8 anos do governo do Emidio na cidade. A disputa em Osasco é uma disputa nacional, pois o grande debate desta campanha é o futuro do Brasil. Hoje, infelizmente, temos um governo federal que não tem compromisso com a vida, ou seja, é um governo genocida. Precisamos mostrar novamente o modo petista de governar que é preocupado com a vida das pessoas. Então, assim que for possível, quero estar ao lado de vocês para distribuir panfletos e pedir votos”, disse.

Outro ex-ministro que defendeu a candidatura de Emidio para prefeito foi o deputado federal Alexandre Padilha que enfatizou que a defesa da vida precisa ser o tema central do Plano de Governo. “Um dos temas centrais para se discutir nesta campanha é a recuperação pós-pandemia com medidas que incluam saúde, geração de emprego, moradia e transporte. Emidio você sempre foi um grande prefeito, um prefeito que é líder e foi referência na Região Metropolitana, então, estou à disposição para ajudá-lo, pois sei que fará um excelente governo para Osasco”, finalizou Padilha.

Também marcaram presença e falaram no encontro: o coordenador do Plano de Governo do PT de Osasco, o ex-deputado federal Valmir Prascidelli; o ex-deputado estadual Marcos Martins; os deputados federais: Paulo Teixeira, Arlindo Chinaglia e Carlos Zarattini; os deputados estaduais: Beth Sahão, Professora Bebel, Enio Tatto, Paulo Fiorillo, Márcia Lia, Luiz Fernando e Jorge do Carmo; a vereadora de São Paulo Juliana Cardoso; e os dirigentes partidários: Jilmar Tatto (pré-candidato a prefeito em São Paulo) e Mônica Valente.