Em live, Bolsonaro chama Bonner de "cara de pastel"; veja trecho

O presidente afirmou que não tem problema diplomático nenhum com China e Índia e disse que o âncora do Jornal Nacional mentiu

Reprodução/YouTube
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro decidiu provocar o apresentador William Bonner, do Jornal Nacional, durante transmissão ao vivo realizada nesta quinta-feira (21). O mandatário acusou o jornalista de mentir ao falar sobre o estremecimento das relações diplomáticas entre Brasil, China e Índia.

"Temos um excelente relacionamento com a Índia e nada mudou. E o Bonner vem mentir no Jornal Nacional com aquela cara de pastel dele, aquela cara de último a saber das coisas, tá certo? Dizendo que eu minei relacionamento... E com a China a mesma coisa. Nenhum estremecimento", disse o presidente.

Antes da provocação, o presidente colocou um áudio do âncora do JN que dizia o seguinte: "Neste momento, o Brasil depende da Índia para receber vacinas, e depende da China para receber matéria-prima de vacinas. Não é uma situação confortável por causa dos rumos que o governo Bolsonaro deu à nossa diplomacia. O presidente e seu ministro das Relações Exteriores minaram as relações com esses países". A declaração foi dada no telejornal de quarta-feira (20).

O Brasil tem enfrentado entraves na importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) - matéria-prima de vacinas - e de doses c/de imunizantes compradas na Índia, que devem chegar na sexta-feira (22) após uma semana de indefinição. O problema com a China seria político, em razão dos constantes ataques dos filhos do presidente e da diplomacia de Ernesto Araújo ao país asiático.

"O problema, como o embaixador da China falou, é burocrático, não é nada político, como alguns falaram. Parem de mentir, pessoas. Tenham vergonha na cara, vocês atrapalham o Brasil. Eu tenho vergonha de vocês fazendo um jornalismo dessa maneira", finalizou Bolsonaro.

O presidente, no entanto, não explicou a razão dessa demora nas importações.

Assista, a partir de 10 min 40 s:

https://www.youtube.com/watch?v=Bu8xZYWWo7o