Em live com Dino, Freixo prega unidade de esquerda: "a História exige da gente grandeza"

O governador do Maranhão defendeu a criação de uma federação partidária no Brasil

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) recebeu o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), neste domingo (26) em uma das lives que tem realizado com frequência nas redes sociais. Dino comentou sobre o artigo em que prega união progressista contra “apartheid” de Bolsonaro.

Dino afirma que a esquerda brasileira tem "dois desafios principais". "Você precisa primeiro romper com um espírito auto-centrado em que fica uma disputa estamental. Nós não somos uma corporação isolada do povo. A segunda questão é deixar de fazer tribunal com condutas pretéritas. É impossível conduzir", afirmou.

"Tem que aproximar os debates do povo. Mesmo os 600 reais causaram dúvida quanto a real paternidade. Você precisa fazer com que esse debate chega as pessoas", detalhou Dino.

Para Freixo, é importante pensar menos nas disputas do passado e mais na construção do futuro. "Se nós pararmos para pensar o que a gente quer para esse país... Dino, as nossas diferenças são muito menores. As nossas diferenças pro futuro são muito menores do que as nossas diferenças pro passado. Por que a gente escolhe discutir as diferenças do passado?", disse o parlamentar.

"A História exige da gente grandeza. Pegar o passado e olhar pra frente. A gente tem que derrotar um governo racista, genocida, que vai acabar com a cultura, com a escola", pontuou.

"O Brasil é potente e tem Bolsonaro presidente. Alguma coisa deu errado. Nós erramos em algum lugar. O que menos importa é quem errou mais do que quem", completou Freixo.

O tema das eleições municipais também apareceu no debate. Dino saudou a retirada da candidatura de Freixo no Rio de Janeiro para a construção de uma unidade de esquerda e falou que é preciso haver uma "reorganização" nas pré-candidaturas no país para a disputa municipal de novembro.

O governador ainda pregou a construção de uma federação partidária nos moldes da Frente Ampla uruguaia em que se preservam as identidades dos partidos e se forma uma unidade eleitoral. "Eu sou totalmente contra extinguir partidos. O que eu tenho defendido é a federação partidária, como um partido eleitoral que preserva as identidades partidárias", pregou.

Assista:

https://www.instagram.com/p/CDHxoYEjglu/
https://twitter.com/MarceloFreixo/status/1287516347564515329