Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
17 de março de 2019, 18h40

Em manifestações esvaziadas pelo Brasil, direita pede extinção do STF e intervenção militar

Protestos organizados por movimentos de direita, como o MBL, eram "em defesa da Lava Jato"; em Curitiba havia até senhora exibindo pingente de metralhadora; em São Paulo, cerca de 100 pessoas se reuniram em frente ao Masp, na avenida Paulista

Em Curitiba, manifestantes pediram "intervenção militar no STF". (Foto: Eduardo Matysiak)

Organizações de direita como o Movimento Brasil Livre (MBL) promoveram, ao logo deste domingo (17), dezenas de manifestações em inúmeras cidades brasileiras “em defesa da Lava Jato”. A mobilização nacional também era contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que direciona à Justiça Eleitoral os processos que envolvem crimes comuns ligados a crimes de caixa 2. Para os manifestantes, isso representaria o fim da Lava Jato.

A grande maioria dos protestos reuniu um número de pessoas bem menor que o esperado pelos organizadores. Esvaziadas, as manifestações reuniram pessoas que pediam, por exemplo, a extinção do STF ou ainda uma intervenção militar.

Em Curitiba o ato em defesa da Lava Jato aconteceu na região da Boca Maldita e reuniu algumas dezenas de pessoas. Entre os manifestantes, uma senhora exibia um pingente em formato de metralhadora.

Foto: Eduardo Matysiak, para a revista Fórum 

No Rio de Janeiro o ato aconteceu na praia de Copacabana e também contou com poucas pessoas.

Em São Paulo, sob chuva, cerca de 100 manifestantes declararam apoio ao procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.

Foto: Roberto Parizotti

Em Brasília teve até manifestante tentando explicar o motivo pelo qual a manifestação estava esvaziada.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum