Em manobra, senadores aprovam corte de 50% de fundo do pré-sal para a Educação e Saúde

A proposta, que teve apoio do líder do governo Temer no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), foi aprovada nesta quinta-feira (8) e ainda deve passar pela Câmara.

Os senadores do MDB, Eunicio de Oliveira, presidente da Casa, e Fernando Bezerra, líder do governo Temer (Agência Senado)
Escrito en POLÍTICA el
Na semana em que a extração de Petróleo do pré-sal bateu novo recorde - com 1,783 milhão de barris por dia - e chegou a 55,8% da produção nacional, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), os senadores fizeram uma manobra para cortar pela metade os recursos que seriam destinados ao Fundo Social do Pré-Sal, destinado a investimentos na educação e na saúde. A aprovação de seu através de um anexo em um projeto de lei sobre o pagamento de multas indenizatórias a usuários de energia prejudicados por distribuidoras, que destinou 50% dos recursos do Fundo Social para expansão de gasodutos (Brasduto) e para o fundo de participação de Estados e municípios. A proposta, que teve apoio do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), foi aprovada nesta quinta-feira (8) e ainda deve passar pela Câmara. No projeto aprovado pelo Senado, o Brasduto contará com 20% dos recursos da comercialização do petróleo do pré-sal. Outros 30% serão destinados aos fundos de participação de Estados e Municípios. O fundo dos gasodutos ainda poderá contar com recursos do Orçamento. "Maldades" de Temer Coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, afirmou que Michel Temer (MDB) tem usado a dispersão do foco dos educadores - que estão na luta contra o projeto "Escola sem Partido", do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) - para aprovar suas "maldades". "A estratégia da dispersão permanece. Enquanto lutamos contra o "Escola 'sem' Partido", o maior cabo eleitoral de Bolsonaro, o governo Temer, segue suas maldades. Vamos resistir a esse PL que corta recursos da Educação na Câmara", tuitou. "Lutamos muito para destinar os recursos do Pré-Sal para a educação. Com apenas uma votação, o Senado de Temer tira esses recursos em favor do Brasduto", continuou Cara. Pelo Twitter oficial, a equipe do ex-presidente Lula também fez um alerta. "O dinheiro do pré-sal previsto para a Educação e Saúde está tendo sua finalidade desviada dos interesses do povo brasileiro. Abram o olho", diz o tuíte.