Em meio à queda-de-braço no MEC, Vélez exonera seis servidores

Edição extra do Diário Oficial da União traz demissões em cargos do alto escalão do ministério: chefe de gabinete, secretário adjunto, assessor especial e três diretores

O ministro Ricardo Vélez-Rodriguez (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Escrito en POLÍTICA el
A crise, em consequência de queda-de-braço pelo poder no Ministério da Educação (MEC), envolvendo Ricardo Vélez Rodríguez e Olavo de Carvalho, “guru” da família Bolsonaro, fez mais baixas na pasta. Uma edição extra do Diário Oficial da União publicou, na tarde desta segunda-feira (11), mais seis exonerações no primeiro escalão do ministério. Entre os que deixaram a pasta estão dois ex-alunos do “filósofo” Olavo de Carvalho e do coronel Ricardo Wagner Roquetti, cuja demissão foi uma exigência de Jair Bolsonaro, depois de ataques do chamado grupo “olavista”. Entre os seguidores de Olavo que foram demitidos estão o chefe de gabinete, Tiago Tondinelli, e o assessor especial do MEC, Sílvio Grimaldo de Carvalho. Este último havia publicado em seu Facebook, na semana passada, a seguinte mensagem: “O expurgo de alunos do Olavo de Carvalho do MEC é a maior traição dentro do governo Bolsonaro que se viu até agora. Nem as trairagens do Mourão ou do Bibiano chegaram a esse nível”. Outro diretor de programa do MEC, o tenente-coronel Claudio Titerics, também foi exonerado. Ainda aparecem na lista de demitidos Eduardo Melo, adjunto da Secretaria-Executiva, ed Tiago Diniz, diretor da Fundação Joaquim Nabuco. Foram nomeados: Josie Priscila Pereira de Jesus, nova chefe de gabinete de Vélez; Robson Santos da Silva, diretor de Formação Profissional e Inovação da Fundação Joaquim Nabuco; Rubens Barreto da Silva, secretário-executivo adjunto da diretoria de Formação Profissional e Inovação da Fundação Joaquim Nabuco. Os postos de assessor especial e os dois cargos de diretores de programas do MEC não tiveram substitutos. Nota do MEC O Ministério da Educação divulgou uma nota, na qual declara que “as movimentações de pessoal e de reorganização administrativa, levadas a efeito nos últimos dias, em nada representam arrefecimento no propósito de combater toda e qualquer forma de corrupção” e que “ademais, envolveram cargos e funções de confiança, de livre provimento e exoneração”. O MEC disse, também, que “continua firme no propósito de dar prosseguimento aos trabalhos de apuração de indícios de irregularidades no âmbito da pasta”.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.