Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de junho de 2019, 18h38

Em meio a Vaza Jato, Corregedoria do MP instaura processo contra Dallagnol

Coordenador da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba será julgado por sua interferência na eleição para o Senado

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Além de dar explicações sobre a sua troca de mensagens com o, agora, ministro Sérgio Moro durante o processo de julgamento do ex-presidente Lula, reveladas em uma série de reportagens do site The Intercept Brasil, Deltan Dallgnol terá que enfrentar a Corregedoria Nacional do Ministério Público. O promotor é acusado de atuar política e partidariamente durante as eleições para a presidência do Senado este ano.

Nas suas redes sociais Deltan fez várias postagens indicando ser contra o nome de Renan Calheiros (PMBD-AL) para ocupar o cargo no Congresso. A medida não foi bem vista dentro do Ministério Público. O Corregedor Orlando Rochadel instaurou, nesta segunda-feira (10), processo adminsitrativo disciplinar contra Dallagnol. A decisão será submetida ao plenário do CNMP.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

“As publicações tratadas, portanto, revelam-se indevidas no âmbito disciplinar, já que violam a dignidade do cargo e o decoro que deve guardar o membro em atenção ao prestígio do Ministério Público e da Justiça”, declarou Rochadel. Em seu voto, o corregedor afirmou que o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba “buscou, fora de suas atribuições legais, interferir na eleição para a presidência do Senado Federal”.

O pedido de investigação contra Deltan foi feito por quatro integrantes do Conselho. A solicitação é assinada por Erick Venâncio, presidente da OAB do Acre, Leonardo Accioly, da OAB do estado de Pernambuco, Gustavo Rocha, ex-ministro de Direitos Humanos durante o governo de Michel Temer e Luiz Fernando Bandeira de Mello, secretário-geral da Mesa do Senado.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum