Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
24 de março de 2019, 20h13

Em nova medida arbitrária, PF limita acesso de advogados a Lula

De seis horas diárias, os advogados de defesa passariam a ter direito a apenas uma hora por dia com o ex-presidente; após recurso da defesa, o período foi estendido para duas horas diárias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com o objetivo de isolar ainda mais o ex-presidente Lula, a Polícia Federal (PF) decidiu, na semana passada, limitar o acesso dos advogados ao petista. De seis horas diárias, os advogados de defesa passariam a ter direito a apenas uma hora por dia com o ex-presidente, dividida em dois turnos de 30 minutos ao longo do dia, de acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Os advogados de defesa, no entanto, recorreram e a PF atendeu parcialmente à solicitação. Estendeu o período para duas horas diárias, mas limitou o acesso a dois advogados por dia.

A decisão faz parte de uma infinidade de medidas que prejudicam o ex-presidente. Em janeiro, a juíza Carolina Lebbos impediu os encontros entre Lula e Fernando Haddad, que é advogado, em qualquer dia da semana, e ainda as visitas de líderes religiosos às segundas-feiras.

A mesma juíza não deixou Lula sair da prisão para ir ao velório de seu irmão mais velho, Vavá.

No início de março, o ex-presidente foi autorizado a se despedir de seu neto de 7 anos, Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu de meningite. Entretanto, Carolina Lebbos limitou a presença do ex-presidente no cemitério por apenas uma hora e meia, o que não é previsto legalmente.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum