Em novo decreto, Bolsonaro insiste na liberação de cultos em meio à pandemia do coronavírus

Ampliação dos serviços essenciais vem um dia depois do país atingir a marca dos 5 mil mortos pela doença

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) participa de culto na Igreja Batista Atitude ao lado da esposa, Michelle Bolsonaro, no Rio de Janeiro - Foto: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro publicou no Diário Oficial, em sua edição desta quarta-feira (29), um novo decreto para ampliar a lista de serviços essenciais que podem funcionar em meio à pandemia do coronavírus. Consta na nova lista do ex-capitão atividades como "locação de veículos" e "cultos religiosos".

Este é o segundo decreto publicado pelo presidente como investida para reabrir o comércio e flexibilizar o isolamento social na pandemia. Crítico à quarentena, Bolsonaro tem defendido que apenas pessoas do grupo de risco permaneçam isoladas, medida que não tem respaldo científico e vai na contramão do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ampliação dos serviços essenciais na quarentena vem um dia depois do país atingir a marca dos 5 mil mortos pela doença, número superior ao da China, berço do surto. Contudo, presidente respondeu com "e daí?" ao ser questionado por uma repórter, nesta terça-feira (28), sobre o aumento de vítimas fatais.

O novo decreto considera essenciais diversas atividades do comércio e de serviços como de alimentação, atendimento bancário, serviços de reparo e mecânica automotiva, transporte e armazenamento de cargas. Com isso, profissionais de vários segmentos devem voltar a circular.

No decreto, Bolsonaro fixa que o texto "não afasta a competência ou a tomada de providências normativas e administrativas pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas competências e de seus respectivos territórios".

Confira a lista completa.