Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
28 de fevereiro de 2019, 21h16

Em solidariedade a Ilona Szabó, presidente do Fórum de Segurança deixa órgão ligado a Moro

O sociólogo Renato Sérgio de Lima pediu sua exoneração “em caráter irrevogável e em solidariedade à cientista política Ilona Szabó de Carvalho, que foi colocada em uma situação constrangedora”

Foto: Reprodução/YouTube

A decisão do Ministério da Justiça de revogar a nomeação da cientista política Ilona Szabó, logo depois de anunciar sua escolha para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, teve sua primeira consequência.

O sociólogo Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, decidiu deixar o Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, órgão também ligado ao Ministério da Justiça, de Sérgio Moro.

No documento em que oficializou sua decisão de se exonerar, Lima critica a decisão de Moro de revogar a nomeação de Ilona, que é fundadora do Instituto Igarapé.

Constrangimento

“Em caráter irrevogável e em solidariedade à cientista política Ilona Szabó de Carvalho, que foi colocada em uma situação constrangedora no episódio da nomeação e posterior revogação da mesma para uma vaga no CNPCP, fruto da pressão de grupos nas redes sociais, pedir pública e respeitosamente minha exoneração da vaga que ocupo no Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social”, escreveu.

Na quarta-feira (27), Ilona foi nomeada para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), por uma indicação de Sérgio Moro. No entanto, após pressões nas redes sociais, o ministro da Justiça cedeu e anunciou a revogação da cientista política.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum