Em solidariedade a Ilona Szabó, presidente do Fórum de Segurança deixa órgão ligado a Moro

O sociólogo Renato Sérgio de Lima pediu sua exoneração “em caráter irrevogável e em solidariedade à cientista política Ilona Szabó de Carvalho, que foi colocada em uma situação constrangedora”

Foto: Reprodução/YouTube
Escrito en POLÍTICA el
A decisão do Ministério da Justiça de revogar a nomeação da cientista política Ilona Szabó, logo depois de anunciar sua escolha para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, teve sua primeira consequência. O sociólogo Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, decidiu deixar o Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, órgão também ligado ao Ministério da Justiça, de Sérgio Moro. No documento em que oficializou sua decisão de se exonerar, Lima critica a decisão de Moro de revogar a nomeação de Ilona, que é fundadora do Instituto Igarapé. Constrangimento “Em caráter irrevogável e em solidariedade à cientista política Ilona Szabó de Carvalho, que foi colocada em uma situação constrangedora no episódio da nomeação e posterior revogação da mesma para uma vaga no CNPCP, fruto da pressão de grupos nas redes sociais, pedir pública e respeitosamente minha exoneração da vaga que ocupo no Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social”, escreveu. Na quarta-feira (27), Ilona foi nomeada para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), por uma indicação de Sérgio Moro. No entanto, após pressões nas redes sociais, o ministro da Justiça cedeu e anunciou a revogação da cientista política.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.