Em tom de ameaça, deputado bolsonarista exibe fotos dos cadáveres de Lamarca e Marighella na Alesp

"Quem luta contra o país acaba assim", disse Frederico D'Avila, exibindo fotos de militantes de esquerda mortos, à deputada Mônica Seixas (PSOL), que respondeu com máscara de "FCK NZS" (Fuck Nazis); assista

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O deputado estadual bolsonarista Frederico D'Avila (PSL-SP) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na sessão ordinária desta quinta-feira (18), para intimidar a deputada Mônica Seixas (PSOL-SP) com fotos de cadáveres de militantes de esquerda.

D'Avila começou seu discurso exibindo uma máscara com o logo de uma corporação da Polícia Militar, "em homenagem" a Mônica Seixas, que tem cobrado o uso do acessório de segurança por parte de parlamentares bolsonaristas. O deputado, então, exibiu no plenário fotos dos cadáveres de Carlos Lamarca e Carlos Marighellas, dois dos principais ativistas contra a ditadura que se envolveram na guerrilha armada e que foram mortos pelos militares golpistas nos anos de chumbo.

"Quem luta contra o país acaba assim. Esse aí é o Carlos Lamarca, lutou contra o país e terminou assim. Conspirou contra o país e terminou assim. E esse é o Marighella, que é muito endeusado, e terminou assim. Vou lembrar como terminam os conspiradores da nação", disse ao mostrar as fotos, em um claro tom de ameaça.

A deputada Mônica Seixas, por sua vez, não se intimidou. Ela subiu à tribuna, se disse "horanda" de ser lembrada quando o assunto é o uso de máscaras e, ao final, como um gesto simbólico, colocou uma máscara com a inscrição "FCK NZS", abreviação de "Fuck Nazis" que, em português, significa, literalmente, "fodam-se os nazistas".

Nesta sexta-feira (18), a parlamentar do PSOL anunciou denúncias por ameaça e apologia à ditadura contra D'Avila na Comissão Interamericana de Direitos Humanos e na comissão de ética da assembleia paulista.

Assista ao vídeo que mostra o discurso do deputado bolsonarista com tom de ameaça e a resposta da deputada.

https://twitter.com/samiabomfim/status/1306981650518224898