Em vídeo pró-impeachment, Gleisi afirma que Bolsonaro não defende a família: “Deixou as pessoas morrerem”

"Bolsonaro sabia que ia faltar oxigênio em Manaus", afirma a presidenta nacional do PT; o partido entrou com novo pedido de impedimento nesta semana junto a outros partidos de oposição; veja vídeo

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), usou as redes sociais nesta sexta-feira (22) para divulgar um vídeo explicando as razões pelas quais o partido defende o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A parlamentar coloca em questão o discurso do mandatário.

“Bolsonaro se elegeu dizendo que ia defender a família, os valores cristãos e a Pátria. Ele não fez isso e não está fazendo isso durante seu governo, principalmente nessa crise da Covid-19”, afirmou a deputada.

Leia também: No bloco pelo impeachment deve caber todos os que são contra Bolsonaro, diz especialista

“O símbolo disso, a situação mais dramática, é o que aconteceu em Manaus. Ele sabia que ia faltar oxigênio. O seu general, o ministro da Saúde, esteve lá dias antes e não tomou nenhuma providência. Manaus foi socorrida pela solidaridade de muitas pessoas e países como a Venezuela. Aí Bolsonaro não defendeu a família, deixando as pessoas morrerem, e, muito menos, os princípios cristãos”, explicou Hoffmann.

A parlamentar destaca o artigo 196 da Constituição, que aponta que é dever do Estado implementar políticas que “visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

“Bolsonaro atenda contra a Saúde Pública por seus atos, suas ações e suas omissões”, destaca. Essa questão embasa o pedido de impeachment apresentado por partidos de oposição (Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT).

Nesta sexta, o Datafolha divulgou pesquisa que mostra que a rejeição a Bolsonaro disparou. Tais números surgem no mesmo momento em que a pauta do impeachment do presidente ganha nova força, principalmente por conta do novo colapso do sistema de saúde de Manaus, que registrou mortes de pacientes por falta de oxigênio.

Enquanto a população reconhece a responsabilidade de Bolsonaro no atraso das vacinas, a oposição se articulamobilizações são convocadas e as buscas sobre impeachment disparam no Google.

Assista:

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR