Engavetador-geral: Augusto Aras é contra investigar declaração de Salles sobre "passar a boiada"

A decisão do ministro de revogar resoluções do Conama ameaça diretamente o Parque dos Manguezais no Recife, a maior reserva urbana de mangue do Brasil

Augusto Aras - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu o arquivamento de um processo em que parlamentares da oposição pedem a investigação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, assim como seu afastamento do cargo. A informação é de André de Sousa, no jornal O Globo.

A denúncia em questão foi feita após a divulgação de declarações do ministro na reunião ministerial de 22 de abril deste ano. Na ocasião, Salles disse que, como as atenções estavam voltadas para a pandemia do coronavírus, seria o momento ideal de "ir passando a boiada" e mudar a legislação ambiental.

De acordo com a denúncia dos parlamentares, o governo Bolsonaro de fato provocou o desmonte de diversas políticas ambientais, e citam como exemplo o decreto que enfraqueceu o Ibama. Segundo o Estadão apurou, o ministro deu o prazo de 60 dias para um grupo formado por servidores do Ibama, ICMBio e MMA estudar um plano de fusão entre os dois institutos.

Em outros processos, a Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia se posicionado a favor do ministro, alegando que declarações na reunião ministerial são "opiniões" e que podem, ou não, serem adotadas pelo governo. "No contexto da reunião ministerial, o representado [Salles] se limitou a manifestar opinião sobre temas relacionados às diretrizes que poderiam vir a ser, ou não, adotadas pelo Poder Executivo”, afirmou.

Em relação ao processo dos parlamentares de oposição, Aras afirma que cabe ao procurador-geral pedir a instauração de uma investigação, já que Salles tem foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão, por enquanto, é do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso na Corte.

Manguezais

Outro exemplo de desmonte da legislação ambiental na gestão de Salles foi a revogação de resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) de proteção ambiental para restingas e manguezais. Em resposta, a juíza federal Maria Amélia Almeida Senos de Carvalho, da 23ª Vara Federal do Rio de Janeiro, concedeu nesta terça-feira (29) uma liminar em tutela de urgência que derruba as decisões.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a revogação das medidas de proteção pode trazer consequências graves ao Parque dos Manguezais, área com extensão de 320 hectares na zona sul do Recife, a maior reserva de mangue do Brasil. A principal preocupação de ambientalistas é a especulação imobiliária, que pode avançar sobre a área protegida.

O local abrange comunidades pesqueiras que já sofreram impacto com a implantação da Via Mangue, maior obra viária da história do Recife. O ecossistema do local é considerado um berçário da vida marinha e ajuda na manutenção do microclima local.