Fórumcast, o podcast da Fórum
17 de maio de 2019, 09h55

Engenheiro que estava na Casa Civil, Alexandre Lopes assume o Inep após exoneração de delegado

Lopes vai substituir o delegado da Polícia Federal Elmer Vicenzi, que foi demitido nesta quinta-feira (16) por, supostamente, negar acesso ao ministro, Abraham Weintraub, a dados sigilosos de estudantes

Alexandre Lopes, o novo presidente do Inep (Reprodução)

O novo presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais) na gestão Jair Bolsonaro (PSL) será o engenheiro químico Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, que estava na função de diretor legislativo na secretaria executiva da Casa Civil. A informação foi confirmada pela assessoria do Ministério da Educação na manhã desta sexaa-feira (17).

Lopes será o quarto ocupante do cargo em menos de cinco meses. Neste ano, já passaram pela presidência do Inep Maria Inês Fini, Marcus Vinicius Rodrigues e o delegado da Polícia Federal, Elmer Vicenzi, que foi demitido nesta quinta-feira (16), por, supostamente, negar acesso ao ministro, Abraham Weintraub, a dados sigilosos de estudantes.

Servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior desde 1999, formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Univerdidade de Brasília (UnB), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes exerce atualmente a função de Diretor Legislativo na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República.

Lopes já exerceu diversas funções na Administração Pública, tais como Secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização e Subsecretário de Políticas Públicas do Governo do Distrito Federal.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum