Entenda o caso do cozinheiro que reclamou da visita de Bolsonaro ao RS

Viagem mostra que o presidente está em baixa; no RS, ele enfrentou panelas e teve que cancelar hospedagem em hotel de luxo

Foto: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

A queda na popularidade de Jair Bolsonaro ficou evidente durante a visita do presidente ao Rio Grande do Sul. No estado, onde venceu com 63% dos votos, o mandatário realizou uma motocada bem mais vazia que as de Rio de Janeiro e São Paulo, sofreu com panelaços e ainda teve que trocar de hotel após a manifestação contrária de um cozinheiro.

Logo que chegou ao estado, na sexta-feira (9), já apareciam os primeiros sinais de que a visita não seria conforme o esperado. O presidente teve que abandonar jantar com empresários do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves na vinícula Miolo um pouco antes do previsto por uma indisposição, conforme noticiou o portal Gaúcha ZH.

De lá, ele seguiu para o Batalhão de Comunicações de Bento Gonçalves. Em tese, ele ficaria hospedado no Hotel Spa do Vinho, segundo o Gaúcha ZH, mas teria mudando de ideia por "questões de segurança".

O novo destino teria sido determinado após um cozinheiro do local, Eduardo Lazzari, reclamar que teria que servir o presidente. A postagem feita no Facebook - "vou ter que cozinhar para este diabo ainda, que raiva” - irritou o deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS), que criou uma teoria conspiratória dizendo que o funcionário do hotel planejava um atentado.

Segundo informações do colunista Ricardo Noblat, do Metrópoles, essa mensagens e os comentários de amigos do chef de cozinha fizeram com que a PF prendesse Lazzari na quinta-feira (8), que teria sido liberado logo após prestar depoimento. O hotel, no entanto, divulgou uma nota negando que o cozinheiro tenha sido detido. Lazzari já se desculpou pela publicação.

"O caso agora está sendo conduzido pelo nosso Departamento Jurídico dentro do que a lei prevê. Como empregadores, temos várias responsabilidades legais a cumprir. Igualmente não temos qualquer informação sobre ações policiais contra o colaborador tomadas por outrem e ele não foi preso como incorretamente divulgado por veículos que não nos consultaram", disse o hotel, que também negou que o presidente se hospedaria no local.

No sábado, Bolsonaro realizou motocada com apoiadores, mas a adesão foi tão baixa que ele chegou a publicar vídeo de ato realizado em São Paulo. Após ser flagrado mentindo, ele apagou a postagem.

O presidente ainda enfrentou panelaços em Porto Alegre, durante motocada com apoiadores. Uma opositora foi presa, o que fez com que novos protestos com panelas fossem realizados na capital gaúcha.